DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6772

Title: "Visita domiciliar: validação de um instrumento para registro e acompanhamento das famílias"
Authors: Andrade, Ademilde Machado
???metadata.dc.contributor.advisor???: Guimarães, Alzira Maria d'Avila Nery
Keywords: Estratégia de Saúde da Família;Validação;Visita Domiciliar;Gestão de Sistemas
Issue Date: 2012
Publisher: Dissertação sob a forma de artigo apresentada para a Banca Examinadora do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Sistemas de Saúde, cumprindo um dos requisitos para a obtenção do Título de Mestre em Saúde Coletiva, pelo Instituto de Saúde Coletiva /UFBA.
Abstract: A visita domiciliar (VD) é um dos instrumentos mais relevantes do trabalho dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, pois possibilita conhecer os problemas, fragilidades e necessidades dos usuários no domicílio. Considerando a inexistência de um instrumento específico para registrar tal atividade, esta pesquisa tem o objetivo elaborar e validar um instrumento para acompanhamento das VDs, no trabalho das equipes de saúde da família, na rede da Atenção Primária à Saúde do município de Aracaju/SE, tendo como amostra representativa todos os profissionais da equipe mínima de saúde da família. No processo de avaliação da estrutura e conteúdo da ficha, utilizou-se a técnica de Delhpi, no constructo a consistência interna foi obtida por intermédio do coeficiente de fidedignidade de alfa Cronbach (α). Quando avaliados a estrutura e conteúdo, todos os itens da Ficha B-VD foram mantidos com algumas alterações, obtendo-se um consenso de 91,4% em dois ciclos de execução. O alfa Cronbach alcançou um coeficiente de 0,95 para o total dos itens e variou de 0,82 a 0,94 nas três dimensões avaliadas. Estes resultados indicam que o instrumento foi validado satisfatoriamente, possibilitando o acompanhamento e registro das famílias nas VDs, recomendando-se a sua inclusão na rotina das equipes de saúde da família do município de Aracaju.
Description: Banca examinadora: Profª. Drª. Alzira Maria D´Avila Nery Guimarães - UFS (Orientadora); Profª Drª Ana Angélica Ribeiro de Meneses e Rocha - (ISC-UFBA); Profª Drª Isabela Cardoso de Matos Pinto - (ISC-UFBA). Data de defesa 15 de março de 2012.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6772
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Diss MP. Ademilde Andrade 2012.pdf561.81 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA