DSpace

RI UFBA >
Instituto de Psicologia >
Artigos Publicados em Periódicos (PSI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5000

Title: Programa de intensificação de cuidados: experiência docente-assistencial em Psicologia e reforma Psiquiátrica
Other Titles: Psicologia: Ciência e Profissão
Authors: Silva, Marcus Vinicius de Oliveira
Costa, Fernanda Rebouças Maia
Neves, Luane Matos
Keywords: Formação do psicólogo;Programa de atendimento domiciliar;Reforma psiquiátrica;Clínica ampliada;Psychologists education;Home attending program;Psychiatric reform;Clinic program
Issue Date: 2010
Publisher: Psicologia: Ciência e Profissão
Abstract: Este trabalho relata a experiência formativa do Programa de Intensificação de Cuidados a Pacientes Psicóticos (PIC), em Salvador. Durante quatro anos e meio, foram acompanhados por duplas de estagiários 40 pacientes e capacitados 111 profissionais para atenção à saúde mental. Foram realizadas atividades de atenção domiciliar, acompanhamento terapêutico (AT), espaços de convivência e sociabilidade, apoio aos familiares e suporte às necessidades individuais, conduzidos por dois supervisores, que utilizavam múltiplas referências teóricas na interpretação e intervenções com os sujeitos, com o agravante de estes terem precárias condições psíquicas, sociais e consequente desorganização familiar. Os resultados do projeto podem ser avaliados como experimento pedagógico docente-assistencial nos impactos no plano da formação e da assistência. O programa fomentou a produção teórica dos estagiários e, na Universidade, deu origem ao Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental. O amadurecimento profissional percebido nos estagiários refletiu-se nas suas inserções profissionais, com reconhecimento de diferenciada qualificação técnica. No plano assistencial, foi observada grande melhora na qualidade de vida dos pacientes, com significativa dispensa da internação como via de tratamento. Este trabalho aponta a necessidade de construção de espaços formativos ancorados no fazer prático, que apostem e estimulem a autonomia, a criatividade e o compromisso ético dos estudantes.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5000
ISSN: 1414-9893
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PSI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DDDDDD.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA