Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/4903
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras
Título(s) alternativo(s): Psicologia: Teoria e Pesquisa
Autor(es): Mello, Claúdia Berlim de
Argollo, Nayara Silva
Shayer, Beatriz P. M.
Abreu, José Neander Silva
Godinho, Kátya
Durán, Paula
Vargem, Fernanda
Muszkat, Mauro
Miranda, Mônica Carolina
Bueno, Orlando Francisco Amodeo
Autor(es): Mello, Claúdia Berlim de
Argollo, Nayara Silva
Shayer, Beatriz P. M.
Abreu, José Neander Silva
Godinho, Kátya
Durán, Paula
Vargem, Fernanda
Muszkat, Mauro
Miranda, Mônica Carolina
Bueno, Orlando Francisco Amodeo
Abstract: Com o objetivo de correlacionar o QI Estimado com o QI Total, quatro bancos de dados do WISC III de 207 crianças foram associados: 1) crianças com desenvolvimento típico; 2) crianças com diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 3) crianças referenciadas por dificuldades de aprendizagem em consultório particular; e 4) crianças com sequela neurológica avaliadas em ambulatório universitário. Os dados do QI total foram correlacionados aos do QI estimado, correspondentes à soma dos pontos ponderados dos subtestes Vocabulário e Cubos. Os resultados sugerem que o QI Estimado pode ser adotado quando há restrição de tempo e quando o desempenho intelectual está sendo usado como triagem em pesquisa, ou como ponto de referência dentro de uma avaliação neuropsicológica.
Palavras-chave: Crianças,
WISC III,
QI estimado,
QI Total
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4903
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a02v27n2.pdf401,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.