DSpace

RI UFBA >
Reuniões dos Departamentos da UFBA (Atas) >
Elementos de informação para a história da UFBA >
Referências básicas para matérias publicadas em jornais (Memória) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4456

Title: O prédio da Faculdade de Medicina não pertence ao Colégio dos Jesuítas
Authors: ICI-UFBA - Projeto "Elementos de Informação para a Elaboração da História da UFBA" - PIBIC-UFBA (CNPq e FAPESB); PPGCI.
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Rubens Ribeiro Gonçalves da
Keywords: Faculdade de Filosofia;Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia;Nem Convento Nem Colégio dos Jesuítas
Issue Date: 20-May-1972
Publisher: Jornal A Tarde
Abstract: O atual prédio da Faculdade de Medicina da Bahia não foi, outrora, primordialmente, nem “Convento” nem “Colégio dos Jesuítas”. 1º Templo da Medicina Brasileira que, para honra e glória da Bahia, ali nasceu (1808), floresceu exuberante e se hoje, não tem a mesma grandiosidade de um passado recente. O atual prédio da Faculdade de Medicina, em toda a sua extensão e aspecto, data, verdadeiramente, de 1909, embora resultasse de acréscimo de construção e reconstrução de outro vasto prédio colonial (século XIX), levantada em área que fora ocupada por velhos casarões do século XVIII e que não pertenceram aos jesuítas. Somente, uma pequena parte – a em que, hoje ainda, estão o “Salão Nobre” e o “Saguão” térreo, de entrada, e que foram primitivamente (construção concluída em 1753), a “Enfermaria” e a “Botica” e uma “Capela Interna” do Colégio ou Convento dos Jesuítas a área, ainda hoje, quase livre e que foi o famoso “Pátio Interno” do Colégio ou do Noviciado; a quem estão os dois pavilhões (Anfiteatro Barão de Itapuã e o ex-Museu de Anatomia) construídos no local em que fora, no século uma pequena parte, contigua ou vizinhos a Igreja Catedral pertenceu aos padres da Companhia de Jesus. Em resumo, o prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, apenas, ocupa (onde tem seu Salão Nobre) uma parte que pertenceu, até ao meio do século 18, ao “Colégio ou Convento dos Jesuítas”, em que funcionava a “Enfermaria-Botica”. Tem, assim, e aí uma origem certa, correspondente (a Faculdade de Filosofia poderá reivindicar a parte do colégio que ainda está dentro da Catedral. Pág. 13
Description: Referência para localização de matéria publicada no Jornal A Tarde em 20maio1972 (alternativa de consulta à matéria: Biblioteca Pública do Estado da Bahia).
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4456
ISSN: 1516947-2
Appears in Collections:Referências básicas para matérias publicadas em jornais (Memória)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Jornal A Tarde.doc19.5 kBMicrosoft WordView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA