Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3497
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O conceito de "campo" em sala de aula - uma abordagem histórico-conceitual
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Ensino de Física
Autor(es): Rocha, José Fernando Moura
Autor(es): Rocha, José Fernando Moura
Abstract: O conceito de campo é uma das idéias fundamentais da física e pode motivar um rico debate em sala de aula sobre as noções básicas desta ciência. Apesar de sua importância, quando o mesmo é apresentado em sala de aula geralmente somente seus aspectos matemático-conceituais são enfatizados deixando-se em segundo plano os aspectos histórico-conceituais, quando estes não são simplesmente ignorados. Neste trabalho, pretendemos mostrar que uma apresentação com ênfase apenas matemático-conceitual deste conceito não explora toda a sua potencialidade. Com tal propósito, primeiro consideramos a noção de campo como algo responsável pela mediação de interação entre os corpos e depois tratamos a noção de campo como uma função matemática das coordenadas e do tempo. Em seguida, mostramos que o conceito de campo, na forma que o entendemos hoje, resultou de um complexo processo de fusão destas duas concepções.
Palavras-chave: Campo,
éter
ensino de física
história da física
field
ether
physics teaching
history of physics
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3497
Data do documento: Abr-2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v31n1a13.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.