Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34229
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As quatro ondas do hispanismo no Brasil
Autor(es): PARAQUETT, MARCIA
Autor(es): PARAQUETT, MARCIA
Abstract: Pelo fato do texto ter sido produzido para celebrar os 20 anos da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), fundada em 2000, a proposta é recuperar os projetos e ações que explicam o hispanismo no Brasil, desde os seus primórdios. O título se inspira nos estudos do feminismo, dividido em quatro ondas pela maioria das pesquisadoras. No caso do hispanismo no Brasil, entendo que já passamos por quatro ondas, organizadas da seguinte maneira: a primeira onda começaria com Antenor Nascente e terminaria no fim das Licenciaturas em Letras Neolatinas; a segunda onda iniciaria com as Licenciaturas Duplas (Português-Espanhol) e terminaria com a fundação das APE; a terceira onda começaria com a fundação da ABH, seguindo até a revogação da Lei 11.161/2005; e a quarta onda iniciaria com a criação do movimento #FicaEspanhol. Cada uma dessas ondas apresenta características próprias, comprovando que o hispanismo no Brasil vem crescendo na área do ensino e da pesquisa, além de apresentar mudanças relevantes no que tange à compreensão do que é ensinar, aprender e pesquisar em língua espanhola no Brasil.
Palavras-chave: Espanhol
Políticas linguísticas
Pesquisa
Ensino
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Associação Brasileira de Hispanistas
Citação: PARAQUETT, Marcia. As quatro ondas do hispanismo no Brasil. In: Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, nº 17, 1º semestre 2020, p.11-27
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34229
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 As quatro ondas do hispanismo no Brasil.pdf294,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.