Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34101
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação inicial de professores para a educação de jovens e adultos: considerações sobre o currículo do curso de pedagogia da UFBA
Autor(es): Araujo, Naiane Rocha de
Autor(es): Araujo, Naiane Rocha de
Abstract: Este estudo monográfico responde à questão - Como o currículo do curso de Pedagogia da UFBA forma seus alunos para a docência na Educação de Jovens e Adultos?‖ na perspectiva de uma cursista em processo de finalização dessa demanda. Para desenvolver a pesquisa utilizamos um levantamento bibliográfico e documental. Buscamos as referências de Paiva (2003), Haddad e Di Pierro (2000), e Paiva (2006) concernente à concepção de EJA. Em Fávero (2001) e Stephanou e Bastos (2005), além do texto constitucional de 1988 e da Lei 9. 394/96, obtemos as diretrizes dadas para a EJA na perspectiva oficial. Nos valemos também de pesquisadores específicos da área de currículo e de formação de professores. Além destes, tomamos como orientação os livros dos Seminários Nacionais de Formação de Educadores de EJA (SOARES, 2006; MACHADO, 2008; FORMAÇÃO..., 2010) e outros pesquisadores que contribuem para essa discussão. Nesse sentido, esta investigação considera que ainda são insuficientes as ações de formação inicial oferecidas pela licenciatura objeto de nosso estudo apontando para possibilidades que este currículo ventila enquanto provável alargamento futuro de suas fronteiras no que tange à garantia do direito à uma educação de qualidade dispensada ao estudante trabalhador jovem, adulto ou idoso.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Direito
Currículo de pedagogia
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34101
Data do documento: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAIANE ROCHA DE ARAUJO.pdf474,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.