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Title: Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra
Authors: Bulcão, Menderson Correia
???metadata.dc.contributor.advisor???: Duarte, Ana Helena da Silva Delfino
Keywords: Acervo;Bustos-relicários;Musealização;Museu;Patrimonialização
Issue Date: 29-Apr-2021
Abstract: Esta dissertação procurou analisar o acervo dos relicários da Catedral Basílica de Salvador, são 30 bustos-relicários depositados em dois altares laterais da nave da igreja. Através da pesquisa histórica, iconográfica e iconológica foi possível correlacionar as principais hipóteses para a identificação dos bustos-relicários e sua associação a produção escultórica no contexto das reformas católica e protestante desde o século XVI, e seus desdobramentos na idade moderna. Alguns aspectos da metodologia, à guisa de exemplificação, podem ser citados, como o uso de procedimentos, desde a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a sistematização das informações, levantamento fotográfico e a análise do acervo dos bustos-relicários que estavam sob a guarda do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia. O presente estudo se constituiu em uma tentativa de compreendermos o acervo, a Igreja e o Museu a partir do levantamento da documentação, da análise das determinações tridentinas da Igreja Católica, com ênfase no correlacionamento das imagens com os cânones cristãos e o culto às relíquias. Elucidou-se a história da Igreja Cristã no Brasil, a presença jesuítica, a produção de esculturas policromadas, o culto às relíquias, a devoção aos santos e santas mártires e a propagação das representações sobre a fé cristã na história social da cidade do Salvador. Debateu-se sobre a curadoria da coleção de bustos-relicários dos Jesuítas, através da pesquisa documental, vislumbrou-se o processo de documentação, da pesquisa e a comunicação do acervo de relicários no Museu de Arte Sacra. A construção do discurso museológico e a mediação da coleção perpassa pela orientação advinda da pesquisa curatorial, o acervo é composto de 30 esculturas policromadas. A exposição dos Relicários Beneditinos e Jesuítas na Sala de Exposição Frei Agostinho da Piedade revela uma intencionalidade do museu ao alocar as duas coleções no mesmo local. Discutiu-se o processo de identificação dos bustos-relicários e o desdobramento da não identificação dos santos e santas representados nas esculturas, deste modo, intentando identificar o programa iconográfico-iconológico da Companhia de Jesus através da documentação e o correlacionamento desta coleção no Museu de Arte Sacra com outras coleções de bustos-relicários oriundos de outros colégios. Analisou-se a coleção em sua inteireza e os desdobramentos de suas características, desde a percepção das esculturas em sua cultura material atrelada a história, a arte e arqueologia, até os relicários e suas formas no decorrer da história, até a produção de bustos-relicários como receptáculos de hierofanias que contemplam a demanda da igreja, que institui a arte sacra pelo programa e mecenato religioso e a atuação do artista na feitura de obras religiosas sacras. Esta dissertação se concebeu a partir do entendimento da imagem como documento histórico e da sua potencialidade para a extroversão dos sentidos e significados pelo acervo e para a fruição dos públicos nos ambientes que esses relicários foram expostos.
This dissertation sought to analyze the collection of reliquaries of the Cathedral Basilica of Salvador, 30 busts-reliquaries allocated on two side altars of the nave of the church. Through historical, iconographic, and iconological research it was possible to correlate the main hypotheses for the identification of busts-reliquaries and their association with sculptural production in the context of the Catholic and Protestant reforms since the 16th century and its developments in the modern age. Some aspects of the methodology, by way of example, can be mentioned, such as the use of procedures, from bibliographic research, documentary research and the systematization of information, photographic survey and analysis of the collection of shrines that were under the custody of the Museum of Sacred Art at the Universidade Federal da Bahia. The present study constituted an attempt to understand the collection, the Church, and the Museum from the survey of the documentation, from the analysis of the Tridentine determinations of the Catholic Church, with emphasis on the correlation of the images with the Christian canons and the cult of the relics. The history of the Christian church in Brazil, the Jesuit presence, the production of polychrome sculptures, the cult of relics, devotion to saints and holy martyrs, and the spread of representations about the Christian faith in the social history of the city of Salvador were elucidated. Debating on the curation of the Jesuit busts-reliquary collection, through documentary research, the documentation process, research, and communication of the collection of reliquaries at the Museum of Sacred Art were glimpsed. The construction of the museological discourse and the mediation of the collection is guided by curatorial research, and the collection consists of 30 polychrome sculptures. The exhibition of the Benedictine and Jesuit Reliquaries in the Frei Agostinho da Piedade Exhibition Hall reveals the museum's intentions to allocate the two collections in the same place. The process of identifying the busts-reliquaries and the unfolding of the non-identification of the saints represented in the sculptures were discussed, thus trying to identify the iconographiciconological program of the Society of Jesus through the documentation and correlation of this collection in the Museum of Sacred Art with other collections of busts-reliquaries from other schools. The collection was analyzed in its entirety and the unfolding of its characteristics, from the perception of sculptures in its material culture, linked to history, art and archeology, to reliquaries and their forms throughout history, to the production of busts- reliquaries as receptacles of hierophanies that contemplate the demand of the church, which institutes sacred art through religious program and patronage and the artist's performance in the making of religious works. This dissertation was conceived from the understanding of the image as a historical document and its potential for the extroversion of senses and meanings by the collection and for the enjoyment of audiences in the environments to which these reliquaries were exposed
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33325
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