Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33324
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo da dialogicidade como essência da pedagogia libertadora e seus embates na prática educativa da Escola Municipal do Pau Miúdo
Autor(es): Alves, Michele Alves da Silva
Autor(es): Alves, Michele Alves da Silva
Abstract: Esse estudo monográfico responde à questão: “Quais as contribuições da dialogicidade,na esteira da pedagogia libertadora, e quais seus embates na prática educativa escolar?” na perspectiva de uma graduanda do curso de pedagogia que se encontra em finalização desse processo. Para desenvolver a pesquisa utilizamos um levantamento bibliográfico e também dispomos de um estudo de caso. Buscamos a referência de Paulo Freire, cujas teorias se apresentam como fundamento desse trabalho e outros autores que compartilham do seu pensamento como: Moacir Gadotti, Georges Snyders, Júlio Groppa e outros pesquisadores que contribuíram de forma significativa para a discussão desse trabalho. Nesse sentido esta investigação considera que a prática educativa das escolas públicas Contemporâneas ainda preserva a ideologia de uma educação tradicional, além de disporem de recursos e instrumentos associados a uma prática educacional bancária,os quais se apresentam como fortes embates a dialogicidade, como essência da pedagogia libertadora, no processo de ensino aprendizagem das escolas atuais.
Palavras-chave: Dialogicidade
Pedagogia Libertadora.
Prática educativa escolar
Educação bancária.
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33324
Data do documento: 28-Abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.