Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33289
Tipo: Dissertação
Título: Entre as políticas públicas e o neoliberalismo: o PNBE e a leitura na educação básica
Autor(es): Mercês, Darlaine Pereira Bomfim das Mercês
Autor(es): Mercês, Darlaine Pereira Bomfim das Mercês
Abstract: Tendo como objeto de pesquisa as políticas públicas educacionais de incentivo à leitura na educação básica, investigamos as ressonâncias do neoliberalismo no extinto Programa Nacional Biblioteca da Escola, enquanto política pública educacional de incentivo à leitura na educação básica cuja atuação esta direcionada à biblioteca escolar. Deste modo, os objetivos específicos foram: a) analisar a produção bibliográfica sobre o PNBE - através dos trabalhos disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e dos artigos publicados na Scielo – a partir do olhar de outros pesquisadores sobre a temática; b) discutir os impactos do neoliberalismo nas políticas públicas educacionais que são formuladas para as bibliotecas escolares; c) Identificar as frentes de atuação do PNBE para o incentivo à leitura na educação básica. Para tanto, a perspectiva qualitativa é a abordagem que fundamenta esta dissertação de revisão de literatura, cuja natureza analítica é realizada através da pesquisa documental e bibliográfica realizada a partir de levantamento não sistemático. Neste sentido encontramos 35 pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas sobre o PNBE na BDTD da CAPES que ajudaram na discussão das falhas em torno desta política pública, as quais apresentamos as como disfunções do PNBE: ausência de formação de professores, exames em larga escala, individualização do fracasso, ausência de infraestrutura, exposição dos valores investidos acompanhados de afirmações sobre “quantidade de estudantes atendidos” déficit no quadro de funcionários capacitados, lacuna no acesso dos estudantes aos materiais disponibilizados. Estes fatos “comuns” e encarados como rotineiros estão intrinsecamente relacionados e cooperam para manutenção das desigualdades escolares e sociais, logo, representam interferências neoliberais pela ausência de atuação do Estado para efetivar a política pública e tentar resolver a lacuna do distanciamento dos filhos da classe trabalhadora da prática de leitura. Neste sentido, defendemos a responsabilização do Estado por optar em deixar de planejar esta política considerando os atuais resultados mostrando que os materiais são entregues às escolas, mas não há sequer a efetivação do seu alojamento em bibliotecas ou salas de leitura e, consequentemente não são acessados pelos estudantes da educação básica.
ABSTRACT Having as research object the educational public policies to encourage reading in basic education, we have investigated the manifestation of neoliberalism in the extinct National School Library Program, as public educational policies to encourage reading in basic education directed to school libraries. Thus, the specific objectives were: a) to analyze the bibliographic production on the PNBE - through the works available in the Digital Library of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and of the articles published in Scielo - from the perspective of other researchers on the theme; b) discuss the impacts of neoliberalism on public educational policies that are formulated for school libraries; c) identify the areas of activity of the PNBE to improve reading in basic education. To this end, the qualitative perspective is the approach that underlies this dissertation of literature review, whose analytical nature is performed through documentary and bibliographic research carried out from a non-systematic survey. Along these lines, we found 35 master's and doctoral research carried out on PNBE in the CAPT's BDTD that supported the research about the failures surrounding this public policy. We present under the name of PNBE's dysfunctions: lack of teacher training, large-scale exams, failure as an individual matter, lack of infrastructure, correlation of the amounts invested and statements about “number of students served”, deficit in trained staff, gap in student access to available materials. These “common” and allegedly mundane facts are intrinsically related and cooperate to maintain school and social inequalities, therefore, they represent neoliberal interferences due to the lack of action by the State to carry out public policy and try to solve the disengagement from the children of the working class to the reading practice. Therefore, we defend the responsibility of the State for choosing not to plan this policy considering the current results showing that the materials are delivered to schools, but there is not even the realization of their accommodation in libraries or reading rooms and, consequently, they are not accessed. by basic education students.
RESUMÉN Teniendo como objeto de investigación las políticas públicas educativas para incentivar la lectura en la educación básica, investigamos las resonancias del neoliberalismo en el extinto Programa Nacional de Bibliotecas Escolares como política pública educativa para incentivar la lectura en educación básica cuyas actividades están dirigidas a las bibliotecas escolares. Así, los objetivos específicos fueron: a) analizar la producción bibliográfica sobre el PNBE - a través de los trabajos disponibles en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior y de los artículos publicados en Scielo - desde la perspectiva de otros investigadores sobre el tema; b) discutir los impactos del neoliberalismo en las políticas educativas públicas que se formulan para las bibliotecas escolares; c) Identificar las áreas de actuación del PNBE para fomentar la lectura en la educación básica. Para ello, la perspectiva cualitativa es el enfoque que subyace en este disertación de revisión de la literatura, cuyo carácter analítico se realiza a través de una investigación documental y bibliográfica realizada a partir de una encuesta no sistemática. En este sentido, encontramos 35 investigaciones de maestría y doctorado realizadas sobre PNBE en el BDTD del CAPES que ayudaron a discutir las fallas en torno a esta política pública, que presentamos como disfunciones del PNBE: falta de formación docente, exámenes en alta escala, , individualización del fracaso, ausencia de la infraestructura, exposición de los valores de inversión acompañados de afirmaciones sobre” cantidad de estudiantes asistidos” un déficit en el equipo de funcionarios capacitados, un vácuo en el acceso de los estudiantes a los materiales disponibilidades. Mostrando como estos fatos son “comunes” y encarados como “rutina” están relacionados y ayudan para la manutención de las desigualdades en las escuelas y sociales, por lo que representan injerencias neoliberales ante la falta de acción del Estado para efectuar políticas públicas y tratar de resolver la brecha del distanciamiento de los niños de la clase trabajadora práctica de lectura. En este sentido, defendemos la responsabilidad del Estado por optar por no planificar esta política considerando los resultados actuales que muestran que los materiales se entregan a las escuelas, pero no existe ni la realización de su alojamiento en bibliotecas o salas de lectura y, en consecuencia, no son accedidos por estudiantes de educación básica.
Palavras-chave: Política e Educação
Neoliberalismo
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
Bibliotecas Escolares
Incentivo à leitura
Educação Básica
Politics and Education
Neoliberalism
School Libraries
National School Library Program (Brazil)
Basic education
Política y educación
Biblioteca de las escuelas
Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (Brasil)
Educación básica
CNPq: Política Educacional
Sociologia da Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33289
Data do documento: 19-Abr-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Darlaine das Mercês.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.