Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33278
Tipo: Dissertação
Título: Anomalias de fosfato sedimentar nos grupos Vaza-Barris/Miaba, faixa de dobramentos neoproterozoiocos sergipana, NE da Bahia, Brasil: controles estratigráficos e correlações
Autor(es): Santos, Edmar da Silva
Autor(es): Santos, Edmar da Silva
Abstract: As sucessões neoproterozoicas do Cráton do São Francisco são constituídas por sedimentaçõescarbonática e siliciclástica, depositadas em bacias marinhas intracratônicas e de margem passiva nas bordasda zona cratônica, a exemplo das sequências sedimentares ocorrem na região nordeste da Bahia, nos domínios Estância e do Grupo Vaza-Barris/Miaba. O domínio Estância é composto pelas formações Jutuê eAcauã, ao passo que o Grupo Vaza Barris é composto pelas formações Frei Paulo, Palestina e Olhos D’água,intensamente deformadas e metamorfizadas em baixo grau. Nos domínios do Grupo Vaza-Barris/Miabaforam registradas ocorrências fosforíticas relacionadas à sequências carbonáticas sobrepostas a espessospacotes derivados de sedimentação glaciogênica. Em seções geológicas entre os munícipios de Euclides daCunha e Uauá, nordeste da Bahia, foram identificadas anomalias de fosfato sobrepostas a diamictitos da Formação Palestina, nas porções basais das Formações Olhos D’Água, associadas a doloarenitos comestratificações cruzadas e razões de δ 13C variando de - 3.8 a -5.8 ‰ VPDB, além da identificação de carbonato fluorapatita nas imediações da Serra da Gruta, Patamuté, onde foram obtidos valores de P2O5, de1,76 % e 5,56%). Foram observadas também anomalias menores na porção basal da Formação Jacoca, associadas a dololutitos e doloarenitos com textura oolítica, sobrepostos aos diamictitos da FormaçãoRibeirópolis. Neste intervalo, δ13C varia de -3.6 a -8.1 VPDB. O controle estratigráfico, disposição doslitotipos e a posição das anomalias de fosfato nas seções estudadas apresentam semelhança à ocorrências de fosfato economicamente exploradas em outras bacias de idade Neoproterozoica no Cráton do São Francisco e faixas marginais.
Palavras-chave: Fosfato
Neoproterozoico
Grupo Vaza-Barris/Miaba
Vaza Barris, Bacia (BA)
Estratigrafia
CNPq: Geologia
Petrologia
Metalogenia
Prospecção Mineral
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Geologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33278
Data do documento: 16-Abr-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGGEOLOGIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edmar.pdfDissertação de Mestrado5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Resumo de Dissertação Edmar da Silva Santos.pdf Resumo, Dissertação de Mestrado127,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.