Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33254
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O CORAL JUVENIL DA UFBA E SUA REPERCUSSÃO NA VIDA DOS EGRESSOS ENTRE 1997 E 2008
Autor(es): Lopes, Letícia Bartholo Eduardo
Autor(es): Lopes, Letícia Bartholo Eduardo
Abstract: Neste trabalho investiguei egressos do Coral Juvenil da EMUS/UFBA que participaram da construção de espetáculos musicais entre 1996 e 2008. A abordagem metodológica contemplou procedimentos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Com isso, foi possível desvelar as aprendizagens artísticas mais significativas para os egressos do Coral, as suas escolhas profissionais e os vínculos sociais criados a partir desta prática. A partir dos questionários aplicados, foi observado que essas aprendizagens impactaram a vida profissional principalmente daqueles 50% que optaram por seguir carreiras artísticas, haja visto que afirmaram recorrer, quando necessário, aos conhecimentos do Teatro Musical. Mesmo aqueles que não optaram por seguir carreira artística, atribuem grande importância ao que experienciaram no coro com conquistas psicossociais também para suas atuações profissionais. Por fim, foi possível perceber, por meio desta pesquisa, que o Teatro Musical possibilitou aos participantes a construção de competências não apenas musicais, teatrais e corporais. Isso porque as experiências vividas nos espetáculos investigados tiveram grande impacto nos caminhos profissionais, artísticos ou não, dos respondentes, bem como nos vínculos sociais que se constituíram e se fortaleceram através das atividades propostas no Coral Juvenil. O Teatro Musical, portanto, pode ser uma ferramenta eficaz para ser utilizada nas práticas pedagógico-musicais, cujo fim está além da arte. Está no intuito de tornarmo-nos cada vez mais humanos. Palavras-Chave: Teatro Musical Pedagógico; Educação Musical; Coral Juvenil.
ABSTRACT In this research, I investigated graduates of the EMUS/UFBA Youth Choir who participated in the construction of musical shows between 1996 and 2008. The methodological approach included procedures and techniques for quantitative and qualitative research. With this, it was possible to unveil the most significant artistic learning for the graduates of the Choir, their professional choices and the social bonds created from this practice. Based on the questionnaires applied, it was observed that these apprentices had an impact on professional life, especially those 50% who chose to pursue artistic careers, since they claimed to use, when necessary, the knowledge of Musical Theater. Even those who did not choose to pursue a career in art, attach great importance to what they experienced in the chorus with psychosocial achievements also for their professional performances. Finally, it was possible to perceive, through this research, that the Musical Theater allowed participants to construct not only musical, theatrical and corporal skills. This is because the experiences of the shows investigated had a great impact on the professional or artistic career of the respondents, as well as on the social bonds that were constituted and strengthened through the activities proposed in the Youth Choir. Musical Theater, therefore, can be an effective tool to be used in pedagogical-musical practices, whose purpose is beyond art. It is for the purpose of becoming more and more human. Keywords: Musical Theater Pedagogical; Musical Education; Youth Choir.
Palavras-chave: Teatro Musical Pedagógico
Educação Musical
Coral Juvenil
CNPq: 8.03.03.00-5 Música
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS/UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33254
Data do documento: 12-Abr-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O CORAL JUVENIL DA UFBA E SUA REPERCUSSÃO NA VIDA DOS EGRESSOS ENTRE 1998 E 2008.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.