DSpace

RI UFBA >
Reitoria da UFBA >
Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) >
Trabalhos Apresentados em Eventos (SIBI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33249

Title: A Biblioteca Universitária como Recurso Acadêmico para a Afiliação do Estudante.
Authors: Ribeiro, Maria Alice Santos
Santos, Georgina Gonçalves dos
Editors: Carvalho, Katia de
Barreira, Maria Isabel
Keywords: Universidade;Biblioteca universitária;Afiliação universitária;Alfabetização informacional
Issue Date: 11-Nov-2014
Publisher: Rede MUSSI /Universidade Federal da Bahia
Citation: RIBEIRO, Maria Alice Santos; SANTOS, Georgina Gonçalves dos. A biblioteca universitária como recurso acadêmico para a afiliação do estudante. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DA REDE MUSSI, 3., 2014. Salvador. Anais [...] Salvador: Rede MUSSI/UFBA/ICI, 2014, 16 p.
Abstract: Artigo destinado ao endosso e reconhecimento da biblioteca universitária enquanto responsável na proposição de mecanismos de acesso à informação. Discute o papel educativo das bibliotecas acadêmicas enquanto socializadoras, sua origem e relação com a universidade em visão geral. Compara conceitos como filiação e alfabetização informacional (informational literacy), aponta questões sobre o papel estratégico da biblioteca na promoção de independência intelectual. A pesquisa, caracterizada descritiva, é combinada com abordagem qualitativa. Adota perspectiva da etnometodologia para acessar o cotidiano dos estudantes do curso do Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahia nas bibliotecas universitárias. Os instrumentos da coleta de dados foram questionários, observação participante e diário de campo. Questionários avaliaram o conhecimento prévio dos estudantes e a posterior aprendizagem, decorrente do curso. Observações foram realizadas durante o curso de extensão “Técnica de pesquisa em fontes de informação especializada e estrutura do trabalho científico”. Diário de campo utilizado como registro de reflexões sobre a aprendizagem dos investigados. Resultados mostram que estudantes têm dificuldades no uso do espaço informacional, têm conhecimento limitado sobre produtos e serviços da biblioteca universitária e desconhecem a lógica de funcionamento e da organização do acervo. Esses resultados apontam a necessidade de ações que eliminem dificuldades e favoreçam o desenvolvimento de competências associadas ao uso efetivo e eficiente das informações disponíveis no ambiente virtual. Finalmente, demonstram que a biblioteca contribui para a permanência bem-sucedida de estudantes de graduação no ambiente acadêmico se oferece apoio educacional, científico, tecnológico e cultural, além de estímulo ao pensamento crítico e a aprendizagem especializada.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33249
ISBN: 978-85-8292-036-7
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Eventos (SIBI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo_Mussi_2014_RI2.pdf9.12 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA