Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33158
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologia por projetos para o desenvolvimento da linguagem escrita |
Autor(es): | Almeida, Maria Cristina Silva Pereira |
Autor(es): | Almeida, Maria Cristina Silva Pereira |
Abstract: | Neste trabalho, pretende-se identificar e analisar diretrizes para uma prática pedagógica funcional e humanizada, realizada no espaço escolar, voltada para o ensino da linguagem, especificamente na sua modalidade escrita, através da metodologia por projetos, refletindo sobre sua contribuição no processo de aprimoramento da linguagem escrita de crianças já alfabetizadas. Isso porque, mesmo alfabetizadas, observa-se que persistem os problemas em relação ao domínio da escrita, vividos por pré-adolescentes que deixam o Ensino Fundamental I rumo ao Ensino fundamental II, quando revelam ainda dificuldades em organizar suas idéias por escrito. Este trabalho entende como relevante o aprendizado e o domínio da escrita para a formação intelectual e social da criança, por isso propõe como tema a pedagogia por projetos para o desenvolvimento da linguagem escrita. Para esta pesquisa, essencialmente de natureza bibliográfica, foi feito o levantamento de estudos publicados sobre o tema em foco, levantando-se informações, aspectos e propostas da pedagogia por projetos, no sentido de reconhecê-la como uma metodologia funcional na formação das crianças e no desenvolvimento da sua escrita, reconhecendo-se a função social da escrita e refletindo-se sobre a importância da escola na preparação das crianças como sujeitos sociais. Considerando a natureza dialógica e interacional da linguagem, a hipótese que orienta esta pesquisa é que uma metodologia por projetos pode colaborar com o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças de 10 a 11 anos de idade. A partir do levantamento feito, constatou-se que, ao optar por uma metodologia baseada em projetos, o acolhimento, a oportunidade e o reconhecimento das produções das crianças, através de uma prática significativa e real, motivam o aluno a novas descobertas, revelando seu potencial e sua competência para a produção escrita. |
Palavras-chave: | Escrita Metodologia Projetos |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | Faced-UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33158 |
Data do documento: | 29-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Cristina Silva Pereira Almeida.pdf | 185,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.