Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33129
Tipo: Tese
Título: Herança epigenética da obesidade: promovendo um letramento científico crítico através de uma questão sociocientífica
Autor(es): Althoff, Bruno Barros
Autor(es): Althoff, Bruno Barros
Abstract: Devido ao seu poder explanatório acerca da relação entre fatores genéticos e ambientais no desenvolvimento e transmissão de características biológicas, a epigenética traz novos elementos que problematizam o determinismo genético e o conceito de herança biológica. Por esses motivos, considerar o campo da epigenética é essencial para a compreensão de diversos fenômenos biológicos, como o desenvolvimento de certos tipos de doenças. Entretanto, a epigenética pode ser utilizada para auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas, visando soluções mais eficazes e inclusivas, mas também pode sustentar argumentos voltados para alterização, marginalização e culpabilização de indivíduos. Portanto, o campo da epigenética vem sendo considerado uma competência básica para formação cidadã, já que seu conhecimento pode auxiliar na tomada de decisões. Dentro de uma perspectiva de formação crítica, consideramos importante uma educação para o letramento científico crítico, capaz de formar cidadãos socioambientalmente responsáveis que participem ativamente no âmbito sociopolítico. Para alcançar tal objetivo, o uso de questões sociocientíficas (QSC) no ensino possui potencial pedagógico para mobilizar o exame de valores e interesses nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Dentre os possíveis temas relevantes relacionados com a epigenética, esta pesquisa aborda o caso da “herança epigenética da obesidade” como QSC. A herança epigenética vem sendo considerada crucial para compreender o aumento da obesidade no mundo. Entretanto, seu potencial é ambivalente: de um lado, seu entendimento pode levar à elaboração de políticas públicas para intervenções de prevenção e tratamento da obesidade; de outro, pode gerar estigmatização e sobrecarga na responsabilidade individual. A presente tese teve como objetivo investigar quais características uma sequência didática (SD) sobre herança epigenética deve ter para promover a superação de uma visão genecêntrica e letramento científico critico no contexto de formação de professores de Biologia. Foi utilizado o referencial teórico-metodológico da pesquisa de design educacional, que consiste em um estudo sistemático do planejamento, desenvolvimento e avaliação de intervenções pedagógicas. A fase preliminar foi realizada através da revisão bibliográfica e diálogo com saber experiencial docente para a construção de uma estrutura conceitual e desenvolvimento dos princípios de design, que orientaram a elaboração de um protótipo da SD. Na fase de prototipagem foi realizada uma validação por pares da SD por meio de questionário enviado para pesquisadores e professores da área, e uma validação dos princípios de design a partir da aplicação da SD. Após as sugestões e críticas provenientes da validação por pares, foram refinados os objetivos de aprendizagem, os casos e a estrutura da SD. Os resultados provenientes da validação em sala de aula indicaram o alcance satisfatório de todos os princípios de design, exceto o quinto princípio, relacionado à mobilização de ações sociopolíticas. A SD se mostrou promissora em utilizar a epigenética para promoção de uma compreensão crítica sobre herança e desenvolvimento de características nos organismos; e o uso de casos para discutir a QSC proposta de forma aos alunos se posicionarem em relação ás questões, reconhecendo as relações CTSA e a promoção de valores vinculados à justiça socioambiental. Essa pesquisa abarcou um primeiro ciclo para o aperfeiçoamento da intervenção e dos princípios de design, visando a iteração em estudos futuros.
ABSTRACT Due to its explanatory power in relation to genetic and environmental factors for the development and transmission of biological traits, epigenetics brings new elements that problematize genetic determinism and the concept of biological inheritance. For these reasons, considering the field of epigenetics is essential for understanding various biological phenomena, such as the development of certain types of diseases. However, epigenetics can be used to assist the development of public policies, aiming at more effective and inclusive solutions, but it can also support arguments aimed at altering, marginalizing and blaming individuals. Therefore, the field of epigenetics has been considered a basic competence for citizen education, since their knowledge can assist in decision making. Within a perspective of critical formation of students, we consider an education for critical scientific literacy important, capable of forming socially and environmentally responsible citizens who actively participate in the socio-political sphere. To achieve this goal, the use of socioscientific issues (SSI) in teaching has a pedagogical potential to mobilize values and interests in Science, Technology, Society and Environment (STSE) relationships. Among the possible relevant themes related to epigenetics, the presente thesis uses the case of the “epigenetic inheritance of obesity”. Epigenetic inheritance has been considered crucial to understand the increase in obesity worldwide. However, its potential is ambivalent: on one hand, its understanding can lead to the development of public policies for interventions for the prevention and treatment of obesity; on the other, it can generate stigmatization and overload on individual responsibility. The present thesis aimed to investigate what characteristics a didactic sequence (DS) on epigenetic inheritance must have to promote the overcoming of a genecentric vision and critical scientific literacy in the context of Biology teacher education. It was used the theoretical-methodological framework of educational design research, which consists of a systematic study of the planning, development and evaluation of pedagogical interventions. The preliminary phase was carried out through review of literature and dialogue with teaching experiential knowledge for the construction of a conceptual structure and development of design principles, which guided the development of an DS prototype. The prototyping phase was carried out a peer validation of the educational intervention through a questionnaire sent to researchers and teachers of the study area, and a validation of the design principles from the application of the DS. After the suggestions and criticisms from the peer validation, it was refined the learning objectives, the cases and the DS structure. The results from the validation in the classroom indicated the satisfactory reach of all design principles, except the fifth principle, related to the mobilization of sociopolitical actions. The DS has shown promise in using epigenetics to promote a critical understanding of inheritance and development of characteristics in organisms; and the use of cases to discuss the proposed SSI in order for students to position themselves in relation to the issues, recognizing STSE relations and the promotion of values linked to socio-environmental justice. This research covered a first cycle to improve the intervention and design principles, aiming at iterating in future studies.
Palavras-chave: Epigenética
Pesquisa em design educacional
Letramento científico crítico
Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente
Questão sociocientífica
Epigenetics
Educational design research
Critical scientific literacy
ScienceTechnology-Society-Environment
Socio-scientific issues
Transgenerationepigenetic inheritance
Obesity
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
UEFS
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33129
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Bruno Althoff_final.pdf4,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.