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Tipo: Dissertação
Título: Mário Conde e Iván Cárdenas: personagens-testemunhas da narrativa pós-soviética de Leonardo Padura
Autor(es): Neves, Michele Sodré das
Autor(es): Neves, Michele Sodré das
Abstract: A análise desenvolvida nesta dissertação é centrada na narrativa do escritor Leonardo Padura, tendo como base atetralogia “Estações Havana” (Pasado perfecto, Vientos de cuaresma, Mascaras, Paisaje de otoño), publicada na década de 1990, eo “O homem que amava os cachorros” (2009). Com os personagens principais de tais obras, Mario Conde e Iván Cárdenas, respectivamente, Padura reinterpreta a Cuba pós-soviética por uma perspectiva crítica e desencantada, abrindo espaço para o estudo do deslocamento do gênero policial para a América Latina. A narrativa do escritor colabora ainda para a investigação sobre o impacto da política cultural da parametrização e do “período especial” sobre os cubanos.
The analysis conducted in this dissertation focuses on the narrative of the writer Leonardo Padura. It is based on the tetralogy “The Havana Quartet” (Havana Blue, Havana Gold, Havana Red and Havana Black) published in the 1990s and on “The Man who Loved Dogs” (2009). Pardura reinterpret post-Soviet Cuba in these books through the narrative of the main characters Mario Conde and Iván Cárdenas. He brings a critique and realist view to the story, by analyzing the police movement in Latin America. The writer also contributed to the research on the impact of cultural politics relared to standardization and to the “special time” on Cubans.
Palavras-chave: Leonardo Padura
Mario Conde
Iván Cárdenas
Parametrização
Período especial
Desencanto
CNPq: História
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33123
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)



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