Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33105
Tipo: Dissertação
Título: Valoração da eficiência de tratamento de água produzida através do cultivo de microalgas para produção de lipídios e pigmentos
Autor(es): Silva, Carine Souza da
Autor(es): Silva, Carine Souza da
Abstract: A indústria petrolífera pode gerar um alto volume de águas residuais associadas às atividades de extração. Esse efluente é conhecido como a água produzida e é caracterizado por uma composição complexa de derivados de petróleo e sais. Esse efluente precisa ser tratado antes de ser descartado ou empregado em outros processos industriais. O objetivo desse estudo foi avaliar o tratamento da água produzida da indústria do petróleo através do seu aproveitamento para o cultivo de microalga. A água produzida possui nutrientes essenciais para o cultivo de microalgas e seu reaproveitamento valoriza economicamente esse efluente (upcycling). A Dunaliella salina foi cultivada em diferentes concentrações de água produzida suplementada com os constituintes do meio Conway, posteriormente passou por um período de adaptação na água produzida suplementada nas concentrações de sal de 45 e 50 gSTD/L. Os resultados mostraram que o meio de cultivo preparado com AP pode gerar biomassa e lipídeo algal com uma redução de apenas 2,3 vezes em relação ao controle. No entanto, o processo de adaptação ou aclimação da microalga a AP apresentou um ganho positivo para o cultivo de Dunaliella salina, chegando a um aumento da taxa de crescimento específico de 0,28 e 0,29 d-1, produtividade de biomassa 45 e 48 mg L d-1 e acúmulo de pigmentos nas concentrações salinas de 45 e 50 gSTD/L, respectivamente. O processo de adaptação também reduziu o período de cultivo. Destaca-se ainda que houve significativa remoção de nutrientes inorgânicos (N e P), assim como, de carga orgânica (DQO) durante o processo de cultivo (≥ 85%, respectivamente). Portanto, contribuindo significativamente par o tratamento da AP. Essa pesquisa também identifica que a melhor concentração salina para o cultivo de Dunaliella salina em AP é de 50 gSTD/L. Esse fato facilita o processo de cultivo em lagoas abertas e em larga escala, pois, a força seletiva da alta concentração de sais previne contaminação e crescimento por microalgas invasoras.
Palavras-chave: Dunaliella salina
Água produzida
Hipersalino
Microalga
CNPq: Biotecnologia Industrial
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Biotecnologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33105
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_-_Carine_Souza_da_Silva.pdfDissertação de Mestrado634,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.