Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33082
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O professor itinerante e salas multifuncionais como suporte para educação inclusiva.
Autor(es): Moura, Maria Sandreli Cruz
Autor(es): Moura, Maria Sandreli Cruz
Abstract: Este estudo busca através de um panorama de movimentos históricos marcados pela exclusão e segregação das pessoas portadoras de deficiência, analisar práticas desenvolvidas em uma escola regular, onde têm sido desenvolvidas propostas inclusivas. O foco desta pesquisa foi conhecer a ação do PROFESSOR ITINERANTE E DO PROFESSOR DAS SALAS MULTIFUNCIONAL COMO SUPORTE PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, tendo como objetivo analisar os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) prestados na rede regular de ensino, relacionando-o com a concepção de uma escola inclusiva, a partir das vivencias e dos conhecimentos feito por uma observação informal em uma Escola Regular que contempla a Educação Especial. Partido desse pressuposto, a escola deve possibilitar o acesso e a permanência dos alunos ditos normais dentro da rede regular de ensino para os alunos que tenham algum tipo de deficiência. Como serviços de apoio especializados, podemos destacar o professor itinerante e as classes multifuncionais. Coube-nos refletir sobre estes serviços de apoio, buscando clareza sobre o papel destes profissionais, conhecendo sua atuação dentro da rede regular de ensino, desvelando as possibilidades de atuação. Este estudo tem como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, seu desenvolvimento se deu através do estudo, realizado em uma Escola Estadual da cidade de Salvador, com professores que atuam na modalidade Itinerante e nas Salas Multifuncionais. Tendo como instrumentos para análise, a observação informal, aplicação de questionário e conversas. Os resultados revelaram que ainda falta muito para se chegar a uma educação especial de qualidade, onde se consiga inserir todo alunado de forma igualitária, dando suporte, possibilitando a aquisição ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Professor itinerante
Sala multifuncional
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED-UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33082
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Sandreli Cruz Moura.pdf483,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.