Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32994
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação científica à (PIBID), do curso de pedagogia da UFBA, no processo de alfabetização e letramento da escola municipal Vivaldo da Costa Lima
Autor(es): Nascimento, Àlice Quele Leal
Autor(es): Nascimento, Àlice Quele Leal
Abstract: A pesquisa aqui apresentada discorre sobre a alfabetização e letramento. Ela visa analisar as contribuições do PIBID – Pedagogia, da UFBA, no processo de aquisição de leitura, escrita e letramento, dos alunos do 1° ciclo do ensino fundamental, da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima. Como forma de auxiliar esse trabalho, as bases legais que fomentam o PIBID e a perspectiva da alfabetização e letramento nas visões de Emília Ferreiro e Magda Soares foram tomadas como subsídio para a investigação. Para realizar a coleta de dados, foram realizados questionários entre professores, alunos e a direção da escola, diagnósticos de leitura, escrita e fonológico, esses instrumentos foram usados para colaborar com a pesquisa etnográfica, que busca compreender as visões apresentados pelos sujeitos pesquisados. O texto aborda o histórico do PIBID e, de um modo geral, a relevância do Programa no curso de Pedagogia da UFBA, a situação da formação docente no Brasil e o cotidiano da escola pesquisada e como o processo de alfabetização e letramento acontece na referida escola. Os resultados obtidos revelaram como as práticas do PIBID – Pedagogia, desenvolvidas na escola pelas bolsistas, tem cooperado com uma educação para infância nos âmbitos da alfabetização e do letramento.
Palavras-chave: PIBID
Pedagogia
Alfabetização
Letramento
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32994
Data do documento: 9-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ÁLICE QUELE LEAL NASCIMENTO.pdf628,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.