Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32988
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da capacidade das políticas públicas de educação do município de Cachoeira-BA: as potencialidades das tecnologias digitais no processo de emancipação do sujeito
Autor(es): Cassiano, Glauber
Autor(es): Cassiano, Glauber
Abstract: O tema desta pesquisa é a avaliação da capacidade de oferta das políticas públicas educacionais imbricadas ao nível de adoção das tecnologias digitais, no processo de emancipação do sujeito. A categoria em que a pesquisa está situada é um estudo de caso do tipo instrumental e descritivo. A pesquisa se desenvolveu no contexto da produção de bens e serviços públicos no município de Cachoeira-BA, mais especificamente no âmbito da oferta das políticas de educação imbricadas com as tecnologias digitais no ensino básico. O objetivo desta pesquisa visou avaliar a capacidade de oferta das políticas públicas educacionais imbricadas com as tecnologias digitais como potenciadoras da emancipação política dos sujeitos. Especificamente, foram analisados os desafios impostos à (re)definição e execução de novos padrões de gestão das políticas educacionais, compreendendo as inter relações existentes entre Estado, Sociedade e Mercado. Estimou-se a CPBS-Capacidade de produção de bens e serviços e o IP-Índice de produtividade do conjunto das escolas. Por fim, foi apreciado o nível de adoção de tecnologias digitais de cada escola e do conjunto das escolas. O tipo de pesquisa adotado foi o empírico, sendo realizado um levantamento de dados a partir das publicações governamentais e relatórios técnicos junto ao INEP, IBGE, MEC, SEI-BA e in loco nas escolas, secretaria de educação de Cachoeira e do estado da Bahia, seguido de uma análise documental, tendo uma abordagem quantitativa e qualitativa, e método de caráter indutivo. Quanto às técnicas utilizadas para coletar os dados, estas consistiram basicamente na observação assistemática e na análise da documentação. Os resultados alcançados indicaram que: a capacidade ociosa da educação pública no município tem problemas estruturais; a comunidade política está impregnada de patrimonialismo e autoritarismo; há falta de um planejamento estratégico de médio e longo prazo; não havia nenhuma escola pública que tivesse aderido ao Programa de Inovação Educação Conectada; a zona rural tem uma presença significativa no cômputo final, tanto do número de unidades escolares, quanto no número de alunos efetivamente matriculados; há baixo grau de especialização das escolas; há mesclagem das idades e tipo de ensino respectivamente em um mesmo ambiente/turno; há mescla de alunos com faixa etária diferente na mesma sala de aula; há uma grande capacidade ociosa do sistema de ensino, principalmente nas escolas públicas; não há insuficiência da oferta de vagas na educação do município quando da perspectiva geral, no entanto, quando separado por níveis de ensino, a educação infantil encontra-se com a capacidade ociosa negativa; o segmento da educação infantil e do ensino médio se encontram deficitários; que o índice de produtividade é de 0,77; e que o nível de adoção das tecnologias digitais referente ao território do município é emergente. Dito isto, concluiu-se que o pensar e o agir denominados neste estudo como Administração Política em Cachoeira, encontram-se em muitos momentos desarticulados, descontextualizados e em direções opostas, e que do ponto de vista dos governantes locais, era mais importante exercer uma política voltada para a manutenção do poder, do que se deixar guiar orientados sempre pela finalidade do bem-estar da comunidade acadêmica.
ABSTRACT The theme of this research is the evaluation of the ability to offer educational public policies intertwined with the level of adoption of digital technologies, in the process of emancipation of the subject. The category in which the research is located is an instrumental and descriptive case study. The research was developed in the context of the production of public goods and services in the city of Cachoeira-BA, more specifically in the scope of the offer of education policies intertwined with digital technologies in basic education. The objective of this research was to evaluate the ability of public educational policies to offer, intertwined with digital technologies as enhancers of the subjects' political emancipation. Specifically, the challenges imposed to the (re) definition and implementation of new standards for the management of educational policies were analyzed, understanding the interrelations between State, Society and Market. The CPBS-Capacity for the production of goods and services and the IP-Productivity Index for all schools were estimated. Finally, the level of adoption of digital technologies by each school and the set of schools was assessed. The type of research adopted was the empirical one, being carried out a survey of data from governmental publications and technical reports with INEP, IBGE, MEC, SEI-BA and in loco in schools, education department of Cachoeira and the state of Bahia , followed by a documentary analysis, taking a quantitative and qualitative approach, and an inductive method. As for the techniques used to collect the data, these basically consisted of unsystematic observation and analysis of the documentation. The results achieved indicated that: the idle capacity of public education in the city has structural problems; the political community is steeped in patrimonialism and authoritarianism; there is a lack of medium and long-term strategic planning; there was no public school that had joined the Connected Education Innovation Program; the rural area has a significant presence in the final computation, both in the number of school units and in the number of students actually enrolled; there is a low degree of specialization in schools; there is a mixture of ages and type of education respectively in the same environment/shift; there is a mix of students of different age groups in the same classroom; there is a large idle capacity of the education system, mainly in public schools; there is no shortage of vacancies in education in the city from the general perspective, however, when separated by levels of education, early childhood education has a negative idle capacity; the segment of early childhood education and high school are in deficit; that the productivity index is 0.77; and that the level of adoption of digital technologies for the municipality's territory is emerging. That said, it was concluded that the thinking and acting referred to in this study as Political Administration in Cachoeira, are in many times disarticulated, decontextualized and in opposite directions, and that, from the point of view of local governments, it was more important to exercise a policy aimed at maintaining power, than letting oneself always be guided by the purpose of the well-being of the academic community.
RESUMEN El tema de esta investigación es la evaluación de la capacidad de ofrecer políticas públicas educativas entrelazadas con el nivel de adopción de tecnologías digitales, en el proceso de emancipación del sujeto. La categoría en la que se ubica la investigación es un estudio de caso instrumental y descriptivo. La investigación se desarrolló en el contexto de la producción de bienes y servicios públicos en la ciudad de Cachoeira-BA, más específicamente en el ámbito de la oferta de políticas educativas entrelazadas con tecnologías digitales en la educación básica. El objetivo de esta investigación fue evaluar la capacidad de oferta de las políticas públicas educativas, entrelazadas con las tecnologías digitales, como potenciadores de la emancipación política de los sujetos. En concreto, se analizaron los desafíos impuestos a la (re) definición y implementación de nuevos estándares para la gestión de las políticas educativas, entendiendo las interrelaciones entre Estado, Sociedad y Mercado. Se estimaron la CPBS-Capacidad para la producción de bienes y servicios y el IP-Productivity Index para todas las escuelas. Finalmente, se evaluó el nivel de adopción de tecnologías digitales por cada escuela y el conjunto de escuelas. El tipo de investigación adoptada fue la empírica, realizándose un relevamiento de datos de publicaciones gubernamentales y informes técnicos con INEP, IBGE, MEC, SEI-BA e in loco en escuelas, departamento de educación de Cachoeira y el estado de Bahía, seguido de un análisis documental, con enfoque cuantitativo y cualitativo, y un método inductivo. En cuanto a las técnicas utilizadas para la recogida de datos, estas consistieron básicamente en la observación y análisis no sistemático de la documentación. Los resultados obtenidos indicaron que: la capacidad ociosa de la educación pública en el municipio tiene problemas estructurales; la comunidad política está impregnada de patrimonialismo y autoritarismo; falta una planificación estratégica de mediano y largo plazo; no había ninguna escuela pública que se hubiera unido al Programa de Innovación en Educación Conectada; el área rural tiene una presencia significativa en el cómputo final, tanto en el número de unidades escolares como en el número de alumnos efectivamente matriculados; hay un bajo grado de especialización en las escuelas; hay una mezcla de edades y tipos de educación respectivamente en el mismo entorno/turno; hay una mezcla de estudiantes de diferentes grupos de edad en el mismo salón de clases; existe una gran capacidad ociosa del sistema educativo, principalmente en las escuelas públicas; no hay escasez de vacantes en educación en el municipio desde la perspectiva general, sin embargo, cuando se separa por niveles educativos, la educación infantil tiene una capacidad ociosa negativa; el segmento de educación de la primera infancia y bachillerato presenta un déficit; que el índice de productividad es 0,77; y que está emergiendo el nivel de adopción de tecnologías digitales para el territorio del municipio. Dicho esto, se concluyó que el pensamiento y el actuar referido en este estudio como Administración Política en Cachoeira, están en muchas ocasiones desarticulados, descontextualizados y en direcciones opuestas, y que, desde el punto de vista de los gobiernos locales, era más importante ejercer una política orientada a mantener el poder, que dejarse guiar siempre por el propósito del bienestar de la comunidad académica.
Palavras-chave: Políticas Públicas - Educação
Tecnologias Digitais - Educação
Políticas Públicas Educacionais - Avaliação
Políticas de Educação - Cachoeira (BA)
Equidade em educação
Tecnologia digital - Política governamental - Avaliação
Emancipação social
Public Policies – Education
Digital Technologies – Education
Public Educational Policies – Evaluation
Políticas Públicas – Educación
Tecnologías digitales – Educación
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32988
Data do documento: 9-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao PPGE UFBA - Glauber Cassiano - Vrs. Final.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.