Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32971
Tipo: Dissertação
Título: Método para integração do orçamento, planejamento e acompanhamento da produção com apoio de building information modeling
Autor(es): Santos, Mírian Caroline Farias
Autor(es): Santos, Mírian Caroline Farias
Abstract: As modernas ferramentas de simulação, tal como o Building Information Modeling (BIM), oferecem um excelente meio para integrar informações de diversos ambientes de trabalho e disciplinas. Apesar de vários trabalhos tentarem resolver os problemas de integração, poucos estudos propuseram um fluxo integrados de informações entre os processos de Modelagem BIM, Orçamentação, Planejamento e Acompanhamento da produção. Este trabalho visa propor um método para a integração entre esses processos, de modo a abranger as pessoas e tecnologias presentes nos ambiente de trabalhos, seja ele, escritório ou campo . A pesquisa foi desenvolvida usando Design Science Research. Esta foi dividida em quatro etapas principais: (a) Conhecimento do problema, por meio de revisão bibliográfica, seleção de projetos e diagnóstico do fluxo de informações entre os processos estudados; (b) Sugestão, com o desenvolvimento de artefatos baseados no resultado obtido na primeira etapa; (c) Desenvolvimento, através de um processo participativo entre as equipes da empresa e a pesquisadora para a adaptação de modelos e ferramentas propostas; e (d) Avaliação e Conclusão, por meio da implementação piloto e avaliação do método proposto com base num conjunto de pressupostos, construtos e variáveis. A principal contribuição teórica deste estudo é uma melhor compreensão dos tipos de informações necessárias para integrar os processos de modelagem BIM, orçamentação, planejamento e acompanhamento da produção a partir de proposições teóricas adotadas na estrutura conceitual. Além da definição de um conjunto de constructos para avaliação da integração dos processos estudados. Em nível prático, foi estabelecido um método que descreve o fluxo de informações para integração entre processos, tecnologias e pessoas.
Palavras-chave: Integração
Planejamento e acompanhamento da produção
Orçamentação
Fluxo de informações
Modelagem BIM
CNPq: Engenharia Civil
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32971
Data do documento: 8-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mírian_Final (2).pdf6,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.