Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32934
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedra luz e pixel [uma romaria digital]. Fotorreportagem pra web sobre as tecnologias digitais na romaria de Bom Jesus da Lapa
Autor(es): Silva, Antonio Fernando Vivas da
Autor(es): Silva, Antonio Fernando Vivas da
Abstract: O presente trabalho busca abordar as transformações tecnológicas dentro do universo da romaria de Bom Jesus da Lapa e como os romeiros e a própria igreja católica se apropriou dessas ferramentas e estabeleceu novas vivências no contexto da expressão da fé e no mundo do trabalho, já que o registro do evento pelos profissionais de fotografia locais, que movimentava a economia da região, sofre as influências do advento da fotografia digital e sua popularização, que dissolve os limites entre produtores e receptores de conteúdo. Em seu formato, a fotorreportagem para a web Pedra, luz e pixel é construída a partir de instrumentos próprios do momento vivido pelo jornalismo, que também sofreu impactos das mudanças tecnológicas e passou por um período de transição, que iniciou na transposição de produtos jornalísticos e culminou no surgimento de novas modalidades e rotinas que aproveitam as potencialidades trazidas pela internet. No caso do fotojornalismo, o gênero das pictures stories (histórias fotográficas) é remodelado a partir da possibilidade de agregar elementos multimídia – imagens, som e texto – para a construção e publicação de narrativas.
Palavras-chave: Bom Jesus da Lapa, Bahia
Fotojornalismo
Fotoreportagem
Tecnologia
Picture stories
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32934
Data do documento: 4-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedra_Luz_Pixel_Definitivo.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Pedra_luz_ pixel.mov51,23 MBVideo QuicktimeVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.