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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação publicitaria: o uso de estratégias humorísticas sobre o idoso e tecnologias em seis comerciais
Autor(es): Sousa, Adriele de Jesus
Autor(es): Sousa, Adriele de Jesus
Abstract: O objeto de análise deste trabalho constitui-se de comerciais localizados na internet que relacionam idosos e tecnologias e elegem as estratégias humorísticas, associadas à noção de ethos, para abordar o consumidor. Para tal investigação, recorremos à Baudrillard (1995), que evidencia como a dimensão do consumo configura a sociedade atual, e a Lipovetsky (1989), que expõe a lógica da diferenciação social assentada no aumento das necessidades. Também discorremos sobre as condições para a manifestação do riso, demonstradas em Bergson (2001), além das principais categorizações do riso, apresentadas por Propp (1992). Sobre as transformações acerca do entendimento da velhice e seus desdobramentos para a comunicação publicitária, lançamos mão de Palacios (2006, 2008, 2010) e Debert (2003). No tocante à noção de ethos, sob a influência de Dominique Maingueneau (2001), observamos o que dizem Amossy (2005) e Heine (2008, 2009). Por meio do referencial teórico apontado, entre outros autores, percebemos que existe, no corpus eleito para este estudo, uma centralidade do humor na formulação da comunicação publicitária quando pessoas velhas comparecem em comerciais divulgando produtos ou serviços tecnológicos. Ademais, confirmamos que a produção do discurso publicitário não pode ser dissociada de sua historicidade e dos sentidos que são atribuídos pelos consumidores. Essa inferência foi confirmada em seis comerciais, quais sejam: Sony lança o smartphone Xperia Z1, Tigre destaca a sua linha de produtos elétricos, Net oferta serviço de banda larga com internet móvel gratuita, Consul apresenta o micro-ondas com pote de uso fácil, Semp Toshiba divulga televisão de 65 polegadas e Ipiranga com o lubrificante Nano Armor.
Palavras-chave: Comunicação publicitária - Tecnologia
Velhice - Publicidade na internet
Idosos
Humor
Comerciais
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32913
Data do documento: 1-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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