Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32890
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bullying: a fratura das relações dentro da escola
Autor(es): Meira, Priscila Dias
Autor(es): Meira, Priscila Dias
Abstract: Esta monografia tem por finalidade analisar o comportamento violento entre estudantes, conhecido como bullying, suas especificidades e conseqüências na vida dos adolescentes dentro do contexto escolar. O estudo de base teórica trás uma breve análise sobre violência, convergindo para o caso do bullying nas escolas, onde é abordado seu significado, o histórico, os envolvidos nessas práticas agressivas, como as vítimas, os agressores e as testemunhas, as conseqüências danosas, suas manifestações na internet e as iniciativas antibullying. Após o conhecimento do fenômeno foi analisado como este pode interferir no período da adolescência, fase marcada pelas transformações físicas e psíquicas, pela exploração de si mesmo, pela autoafirmação, pelas icógnitas que tensionam o cotidiano, onde a importância dos pares ganha dimensões e os grupos passam a servir de ponte entre a família e a sociedade, sendo que essa socialização acaba sendo prejudicada pelo bullying que tende a estimular o isolamento social.
Palavras-chave: Violência
Bullying
Adolescência
Violência escolar
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32890
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila D.Meira.pdf245,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.