Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32796
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jornal Massa!: uma estratégia de ampliação de público
Autor(es): Ribeiro, Marilúcia da Silva Leal
Autor(es): Ribeiro, Marilúcia da Silva Leal
Abstract: O presente estudo tem como objetivo identificar as estratégias de ampliação de público empreendidas pelo Grupo A Tarde de Comunicação, através da análise do jornal Massa!, lançado em 2010. A publicação se autointitula popular e pretende disputar a audiência das classes C e D, considerando as transformações sociais ocorridas no país na última década. Até então, os produtos da empresa eram voltados exclusivamente para as classes A e B. Assim sendo, assimila-se os conceitos de leitor-modelo, justificando a premissa de que o leitor está em atividade desde a instância de produção, e as noções dos contratos de comunicação e leitura, conjunto de estratégias que permitem a diferenciação de um produto, bem como, a construção do vínculo de fidelidade com seu leitor, ações imprescindíveis num ambiente de disputas mercadológicas e concorrência acirrada. Segue com a identificação do momento econômico-social do país, o qual possibilitou a emergência de um novo público consumidor,denominado nova classe C, e suas implicações no mercado jornalístico impresso. O corpus analisado é composto por edições dos jornais Massa! e A Tarde, pertencentes ao mesmo grupo empresarial. A comparação entre as publicações objetiva identificar as diferenças textuais e organizacionais que denotam a diferenciação dos públicos alvo.
Palavras-chave: Grupo A Tarde
Jornal Massa!
Classe C
Leitor modelo
Contrato de leitura
Contrato de comunicação
Jornalismo impresso
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32796
Data do documento: 12-Fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia definitiva atualizada.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.