Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32749
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sol, Espaço e Verde: alguns temas modernistas na obra de João Filgueiras Lima, o Lelé
Autor(es): Pàz, Daniel J. Mellado
Autor(es): Pàz, Daniel J. Mellado
Abstract: No presente artigo defendemos que sol, o verde e o espaço são temas-chave para a obra de João Filgueiras Lima, adaptando estes motes e recursos espaciais. Para o verde, realizará uma série de operações para preservá-lo, como transição entre o interior e o exterior do edifício e mesmo trazê-lo ao seu interior. O espaço era lapidado através da fluidez espacial interna, interpretando as paredes como vedações, despojadas ao máximo no peso, e da dissolução da separação entre interior e exterior, pelo recuo da estrutura, uso de jardins laterais como, painéis pivotantes substituindo as paredes e, a partir do CTRS, com uma envoltória versátil, em termos de isolamento e opacidade. A luz natural é controlada e distribuída por jardins laterais e sheds, enquanto re-elabora os solários da tradição modernista. E terá ainda espaços típicos e procedimentos projetuais que visam atender sincreticamente a tais temas, como sistemas de cobertura, jardins laterais mencionados e principalmente por meio dos jardins de ambientação. O arquiteto buscava uma construção leve, tendendo ao imaterial e a diafragmas, reguladores de luz e de ar, por meio de elementos de arquitetura (um alfabeto de partes construtivas) e elementos de composição (formas e espaços) em constante aperfeiçoamento.
Palavras-chave: João Filgueiras Lima
Modernismo
Arquitetura Moderna
Espaço - Arquitetura
Lelé - Arquiteto
Arquitetos brasileiros
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: DOCOMOMO-BR/ UFPE
Citação: PAZ, Daniel J. Mellado. Luz, Espaço e Verde: alguns temas modernistas na obra de João Filgueiras Lima, o Lelé. In: 11º Seminário DOCOMOMO BRASIL, 2016, Recife. Anais do 11º Seminário DOCOMOMO BRASIL, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32749
Data do documento: Abr-2017
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sol, Espaço e Verde - alguns temas modernistas na obra de João Filgueiras Lima, o Lelé.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.