Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32721
Tipo: Dissertação
Título: Fundamentos que sustentam as práticas dos professores de didática: Análise da documentação do curso de licenciatura em pedagogia da UESB em Itapetinga
Autor(es): Silva, Joádson
Autor(es): Silva, Joádson
Abstract: O presente estudo consiste em analisar os fundamentos que sustentam as práticas dos professores de didática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Para efeito de concretização desta proposta, partimos da compreensão de que a prática docente não pertence exclusivamente ao professor, mas em sua estruturação possui atravessamentos que afetam diretamente a ação desses mestres. Propomo-nos a explorar esse universo que antecipa a ação docente lhe fornecendo sentido e direção. Diante disso, o presente estudo buscou analisar os fundamentos que sustentam as práticas dos professores de Didática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no curso de Pedagogia, campus de Itapetinga. Neste fim, especificamente procuramos: a) descrever o perfil profissional do Pedagogo a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais; b) caracterizar com base no Projeto Pedagógico o quadro estrutural do curso de Pedagogia da Instituição; e c) identificar no ementário das disciplinas Didática Geral e especificas, os embasamentos norteadores que orientam as práticas dos professores que lecionam esses componentes. Para fins de embasamento teórico, foi estabelecido um diálogo com autores que se debruçam sobre essa temática, dentre eles, Gimeno Sacristán, Selma Garrido Pimenta, Demerval Saviani, Jose Carlos Libâneo, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Iria Brezezinski e outros. Os passos metodológicos se inclinaram para realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com método segundo os objetivos com características descritivas e analíticas. De acordo com os procedimentos usados para abordar os objetivos, a pesquisa foi classificada como documental e do tipo estudo de caso, de cunho exploratório, onde foi utilizada a técnica de observação da documentação de forma assistemática. O instrumento de coleta de dados envolveu a análise de conteúdo simples da documentação de fonte primária do tipo documento oficial institucional. Como resultado, foram analisadas e discutidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia e o Projeto Político Pedagógico elaborado pelos membros da Instituição. Com base nas observações e reflexões fundamentadas foi possível considerar que a ação desses professores se faz sobre uma estruturação fragilizada, uma vez que suas práticas possuem influências institucionais que impõem a construção de ações pedagógicas fundamentadas por uma pedagogia tecnicista que didaticamente visa fornecer aos egressos do curso uma quantidade variada de habilitações no único propósito de atender o mercado de trabalho.
Palavras-chave: curso de Pedagogia Itapetinga (BA)
Didática estudo ensino
Prática pedagógica fundamentos
Prática docente
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32721
Data do documento: 27-Jan-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.