Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32707
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação do professor na adaptação de crianças na creche.
Autor(es): Zenetos, Juliana
Autor(es): Zenetos, Juliana
Abstract: Este estudo trata de uma discussão sobre a importância da atuação professor no processo adaptativo de crianças à creche. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando compreender historicamente como a sociedade do século XXI percebe a infância, a funcionalidade da creche, os direitos dos infantes à educação, a transição família-escola e a adaptação escolar dos educandos de zero a três anos. Para dessa forma, entender a relevância da atuação docente na adaptação à creche dos pequenos infantes. Sendo assim, este estudo tem a pretensão de analisar algumas estratégias utilizadas pelos educadores de creche que apresentem a finalidade de favorecer a construção de vínculos afetivos e o desenvolvimento psicológico, físico e social dos educandos. Ao fim da discussão, a autora constata que para alcançar esses objetivos, o educador necessita realizar um planejamento pedagógico referente ao período da adaptação escolar buscando conhecer e respeitar as singularidades e necessidades de cada infante pretendendo possibilitar condições para que as crianças se sintam acolhidas e seguras na creche
Palavras-chave: adaptação escolar
creche
educador de creche
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32707
Data do documento: 27-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação (4).pdf217,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.