Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32697
Tipo: Tese
Título: A política de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e a intensificação do trabalho nas IFES: a (im)produtividade do trabalho docente em debate.
Autor(es): Santana, João Paulo Dória de
Autor(es): Santana, João Paulo Dória de
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo investigar os nexos existentes entre a política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e o processo de intensificação do trabalho docente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Partimos do pressuposto de que a intensificação do trabalho docente não pode ser explicada por si mesma, mas sim a partir do estágio de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção na formação social brasileira, por meio de relações mais amplas que determinam as transformações nas políticas para a educação superior pública, lastreadas pelas disputas de projetos de formação profissional, ciência e tecnologia. Dessa forma, torna-se importante verificar como se estabelecem as relações entre a estrutura produtiva, as classes sociais e o Estado brasileiro, inserido no capitalismo internacional de maneira dependente. Apontamos como objetivos específicos de nossa pesquisa: (1) Investigar as determinações históricas da intensificação do trabalho e como esse processo tem se manifestado nas instituições públicas de educação superior, por meio de uma balanço da produção do conhecimento; (2) Analisar o papel ocupado pelo Estado na formação social brasileira e as disputas de projetos voltados para a universidade, ciência e tecnologia entre 1930-1980 e como estes se inserem no quadro internacional; (3) Examinar os nexos e determinações entre os projetos de desenvolvimento nacional, projeto de universidade e projeto de formação circunscritos nas políticas públicas para a educação superior no Brasil e nas políticas de fomento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) entre 1995 e 2016 e como estes projetos se relacionam com o processo de intensificação do trabalho docente, com o intuito de explicitar as determinações políticas e econômicas presentes nas IFES. A partir da análise das políticas para educação superior e de CT&I implementadas nos governos de Fernando Henrique Cardoso e nos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, defendemos a tese de que as bases para compreender o problema da intensificação do trabalho docente estão nas políticas de ciência, tecnologia e inovação, em especial, a partir do seu financiamento, direcionamento das políticas, regulação e controle do trabalho docente. Do ponto de vista do projeto por trás das políticas, apontamos que não houve rupturas no governo PT com a dependência técnico-científica internacional e a privatização da educação superior. Por consequência, não houve um projeto de soberania nacional que orientasse tais políticas, mas sim uma continuidade no projeto de Reforma do Estado em moldes neoliberais, iniciada de maneira mais orgânica no governo Fernando Henrique Cardoso.
ABSTRACT The present research had the objective of investigating the links between the Science, Technology and Innovation (STI) policy and the process of intensification of teaching work in the Federal Institutions of Higher Education. We start from the assumption that the intensification of the teaching work can’t be explained by itself, but rather from the stage of development of the productive forces and the relations of production in the Brazilian social formation, by means of broader relations, that determine the changes in the policies for public higher education, backed by the disputes of projects of professional formation, science and technology. Thus, it becomes important to verify how the relations between the productive structure, the social classes and the Brazilian State, established in international capitalism in a dependent manner. We point out the specific objectives of our research: (1) To investigate the historical determinations of the intensification of work and how this process has manifested itself in the Public Institutions of Higher Education, through a lifting knowledge production; (2) To analyze the role played by the State in the Brazilian social formation and the disputes of projects aimed at the university, science and technology between 1930 and 1980 and how these are inserted in the international framework; (3) To examine the links and determinations between the national development projects, university project and formation project circumscribed in the public policies for higher education in Brazil and the policies of promotion to Science, Technology and Innovation (STI) between 1995 and 2016 and how these relate to the process of intensification of teaching work, with the purpose of explaining the political and economic determinations present in the Federal Institutions of Higher Education. From the analysis of policies for higher education and STI implemented in the governments of Fernando Henrique Cardoso and the PT governments of Luiz Inácio Lula da Silva and Dilma Rousseff, we defend the thesis that the bases for understanding the problem of the intensification of the teaching work are in the policies of science, technology and innovation, in particular, from its funding, policy direction, regulation and control of teaching work). From the point of view of the project behind the policies, we pointed out that there were no ruptures in the PT government with the international technical-scientific dependence and the privatization of higher education. Consequently, there was no national sovereignty project to guide such policies, but a continuity in the State Reform project in neoliberal molds, initiated in a more organic way during the Fernando Henrique Cardoso government.
RESUMEN: La presente investigación tenia como objetivo investigar los vínculos entre la política de ciencia, tecnología e innovación (CTI) y el proceso de intensificación del trabajo docente en las Instituciones Federales de Educación Superior. Partimos del supuesto de que la intensificación del trabajo docente no puede explicarse por sí sola, sino desde la etapa de desarrollo de las fuerzas productivas y de las relaciones de producción en la formación social brasileña, a través de relaciones más amplias que determinan cambios de política para la educación superior pública, respaldado por disputas sobre proyectos de formación profesional, ciencia y tecnología. Por lo tanto, es importante verificar cómo se establecen las relaciones entre la estructura productiva, las clases sociales y el Estado brasileño, insertados en el capitalismo internacional de manera dependiente. Señalamos como objetivos específicos de nuestra investigación: (1) Investigar las determinaciones históricas de la intensificación del trabajo y cómo este proceso se ha manifestado en las instituciones públicas de educación superior, a través de un análisis de la producción de conocimiento; (2) Analizar el papel jugado por el Estado en la formación social brasileña y las disputas de proyectos dirigidos a la universidad, ciencia y tecnología entre 1930-1980 y cómo se insertan en el marco internacional; (3) Examinar los vínculos y determinaciones entre proyectos de desarrollo nacional, proyectos universitarios y proyectos de formación circunscritos en las políticas públicas para la educación superior en Brasil y en las políticas de promoción de la ciencia, la tecnología y la innovación (CTI) entre 1995 y 2016 y cómo se relacionan con el proceso de intensificación del trabajo docente, con el fin de explicar las determinaciones políticas y económicas presentes en las Instituciones Federales de Educación Superior. A partir del análisis de las políticas de educación superior y CTI implementadas en los gobiernos de Fernando Henrique Cardoso y en los gobiernos del PT de Luiz Inácio Lula da Silva y Dilma Rousseff, defendemos la tesis de que las bases para comprender el problema de la intensificación del trabajo docente son en las políticas de ciencia, tecnología e innovación, en particular, desde su financiamiento, dirección de políticas, regulación y control del trabajo docente. Desde el punto de vista del proyecto detrás de las políticas, señalamos que no hubo rupturas en el gobierno del PT con la dependencia científico-técnica internacional y la privatización de la educación superior. En consecuencia, no hubo un proyecto de soberanía nacional para orientar tales políticas, sino una continuidad en el proyecto de Reforma del Estado en moldes neoliberales, iniciado de manera más orgánica durante el gobierno de Fernando Henrique Cardoso.
Palavras-chave: Ensino superior e Estado
Instituição Federal de Ensino Superior - Política governamental
Ciência e tecnologia - Política governamental
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Condições do trabalho docente
Higher education and State
Federal Higher Education Institution - Government policy
Science and technology - Government policy
Universities and colleges - Postgraduate
Teaching work conditions
Educación superior y Estado
Institución Federal de Educación Superior - Política gubernamental
Ciencia y tecnología - Política gubernamental
Universidades y colegios - Posgrado
Condiciones laborales docents
CNPq: Política Educacional
Sociologia da Educação
Avaliação de Sistemas, Instituições. Planos e Programas Educacionais
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32697
Data do documento: 26-Jan-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_JOÃO_PAULO_DORIA_DE_SANTANA.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.