|
RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32677
|
Title: | As possibilidades de atuação do professor no brincar das crianças |
Authors: | Teixeira, Larissa Bruno |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Soares, Leila da Franca |
Keywords: | Brincar;Brincadeira;Infância;Educação infantil;Desenvolvimento infantil;Professor mediador |
Issue Date: | 22-Jan-2021 |
Abstract: | Esta pesquisa trata de uma investigação bibliográfica sobre as possibilidades de atuação do
professor no brincar das crianças.Inicialmente, a autora faz, uma possível relação entre as
diversas formas de atuação do professor no brincar da criança, a partir de um breve percurso
histórico sobre o conceito de infância, através de Vygotsky, Huzinga, Ariés, Manson,
Wajskop, entre outros.Em seguida, analisa quais os motivos do porque as crianças brincam
para esclarecer aos docentes, o quanto o brincar é significativo e assume um papel importante
para o desenvolvimento infantil, partindo das seguintes referências: Wallon, Piaget,
Kishomoto, Vygostky, Soares, Moyles, Rojas, Borba, Lira, Silva, entre outros.Posteriormente
reflete sobre as possibilidades de atuação que o professor pode ocupar no brincar das crianças
nos espaços educativos. Foram apresentadas três delas: professor mediador, observador e
parceiro. Para esta análise serão utilizados os seguintes autores: Freire, Kishomoto, Vygostky,
Soares, entre outros. Ao final, a autora conclui que a nova possibilidade criada nesta pesquisa
é a resposta por enquanto para a indagação formulada sobre a temática deste estudo. A
contribuição desta pesquisa é apontada como relevante para professores e demais
profissionais que atuam na Educação Infantil. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32677 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|