Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32676
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A visão dos professores sobre uma proposta inovadora de avaliar a aprendizagem dos alunos em uma escola de Salvador
Autor(es): Marinho, Luana Nascimento
Autor(es): Marinho, Luana Nascimento
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar a visão docente sobre a proposta e a prática avaliativa em uma escola particular de Salvador/BA, a fim de conhecer as razões que dificultam a adoção pela escola de práticas avaliativas mais democráticas e dialógicas, que favoreçam uma melhor gestão do ensino e o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Diante disso, analisou os discursos dos docentes que foram sujeitos da pesquisa de campo realizada entre 2009 e 2010 do Projeto “Avaliação diagnóstica e processual: por que a escola resiste?”. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, cujo trabalho consistiu em revisitar as transcrições das entrevistas coletivas com oito professores obtidas através da técnica do grupo focal. Os resultados apontam em relação à prática docente na escola pesquisada que ela é diferenciada quando comparada à prática das escolas tradicionais. No que se refere aos encargos docentes pode-se concluir que para realizar a avaliação diagnóstica e processual a escola precisa de um professor em regime de dedicação integral uma vez que esse tipo de avaliação da aprendizagem requer muito trabalho extra para os professores. Assim, a avaliação diagnóstica e processual revela-se como enorme desafio a todos os sujeitos envolvidos na pesquisa, pois para acontecer de fato, exigirá uma superação individual de conceitos e visões de mundo e uma mudança da escola para melhorar as condições de trabalho dos professores.
Palavras-chave: Avaliação educacional
avaliação da aprendizagem
Prática docente
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32676
Data do documento: 22-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação (12).PDF393,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.