|
RI UFBA >
Instituto de Psicologia >
Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) >
Teses de Doutorado (PPGPSI) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32646
|
Title: | ITINERÁRIOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS DE FILHAS DE FAMÍLIAS MATRIFOCAIS: a insubordinação às profecias |
Authors: | Barbosa, Jacira da Silva |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Sampaio, Sônia Maria Rocha |
Keywords: | Educação - ações afirmativas;desenvolvimento humano;família matrifocal;feminismo negro;gênero;interseccionalidade;racismo;pobreza;trajetórias universitárias;Psicologia do desenvolvimento humano |
Issue Date: | 15-Jan-2021 |
Abstract: | RESUMO
Barbosa, J. S. (2020). Itinerários escolares e experiências universitárias
de filhas de famílias matrifocais: a insubordinação às profecias. 594 f.
Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Psicologia.
Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.
Este estudo, vinculado ao Observatório da Vida Estudantil (OVE),
analisou histórias de bom desempenho escolar nas trajetórias vivenciadas, até
o início da vida adulta, com o ingresso na universidade pública, por jovens
universitárias que nasceram em contextos adversos, especificamente em
famílias matrifocais pobres, e como os diversos ambientes de desenvolvimento
contribuíram para a sua longevidade escolar e acadêmica. Com foco na
Psicologia do Desenvolvimento, esfera em que se abriga este doutorado, teço
reflexões a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie
Bronfenbrenner, perspectiva teórica que discute os processos de interação da
pessoa nos diversos sistemas sociais humanos, sendo útil na compreensão da
família como contexto relacionado a outros contextos de influência. Pela
própria complexidade e especificidade da temática em estudo, esta tese tem
um caráter interdisciplinar e, além dos referenciais supracitados, dialoga com
outras áreas de saber, como a sociologia, a filosofia e a antropologia. De forma
análoga, os dados empíricos evidenciaram a necessidade e a importância de
retomar o debate acerca de três principais eixos de dominação que se
intersectam e recortam uns aos outros – gênero, raça e classe social, sendo
por isso aqui também discutida a questão da interseccionalidade, referência
fundamental do feminismo negro. Esta investigação teve delineamento
qualitativo, pautado em estudo de casos. Foram realizadas entrevistas
reflexivas com seis estudantes do sexo feminino, beneficiadas pelas Políticas
de Ações Afirmativas, de três instituições públicas do Estado da Bahia: UFBA,
IFBA e UNEB, que viveram, desde a infância, em lares matrifocais. A
investigação também incluiu entrevistas com as mães das estudantes no
sentido de conhecer suas contribuições para a longevidade escolar das filhas,
e tratar a complexidade desse processo no contexto de realidades familiares de
mulheres negras e pobres. A análise dos dados produzidos ao longo das
xii
entrevistas foi dividida em distintas seções de forma a compreender e ressaltar
os significados ordinários e idiossincráticos, pessoais e coletivos das trajetórias
das participantes nos diferentes ambientes onde vivem suas vidas. A análise
contextual dos resultados nos permitiu perceber diversos pontos referentes aos
desafios e limites rotineiros impostos às estudantes e às suas famílias ao longo
dos anos na luta pela manutenção de sua subsistência nos sistemas
interligados de desenvolvimento, no interior de uma sociedade capitalista,
patriarcal e racista. Contudo, a ênfase maior desta investigação foi direcionada
para ressaltar as potencialidades, as virtudes, as forças e os recursos por elas
desenvolvidos e utilizados para fazer frente àqueles desafios, tais como o
cuidado materno, a determinação, a perseverança, a rede de apoio e de
solidariedade, a coesão da relação mãe-filha, a espiritualidade, a fé e a
esperança. Esses elementos foram imprescindíveis para o ingresso e
permanência das estudantes na educação superior pública, ainda hoje um
privilégio de renda, cor e origem social.
Palavras-chave: ações afirmativas; desenvolvimento humano; família
matrifocal; feminismo negro; gênero; interseccionalidade; racismo; pobreza;
trajetórias universitárias. ABSTRACT
Barbosa, J. S. (2020). School itineraries and university experiences of
daughters from matrifocal families: insubordination to prophecies. 594 f.
Phd Thesis. Graduation Program on Psychology. Federal University of
Bahia, Salvador, Brazil.
This study, linked to the Student Life Laboratory (OVE), analized stories of
successful school performances in the trajectories experienced by young
female university students born in unlucky contexts, specifically in poor
matrifocal families, up to adulthood and admission in a public university; and
how the diverse development environments have contributed to their lasting
permanence in school and in the university. With a focus on Developmental
Psychology, this PhD program´s field of actuation, and resorts to Urie
Bronfenbrenner’s Bioechological Human development theory, a theoretical
perspective that discusses the person’interactional processes in the diverse
human social systems and is useful for the comprehension of the family as a
context related to other contexts of influence. Due to the inherent complexity
and specificity of the focused thematic, this thesis has an interdisciplinary
character and, beside the forementioned references, it dialogues with olher
areas of knowledge such as Sociology, Philosophy and Anthropology. In silimar
ways, the empirical data have evidenced the need for and the importance of
resuming the debate on three main domination pivots which intersect and
delimit each other – gender, race and social class. Thus, the question of
intersectionality, a fundamental reference of negro feminism, is also discussed
here. This investigation had a qualitative design, based on case studies.
Reflexive interviews were performed with six female students, granted by
affirmative actions policies of three public institutions in the state of Bahia:
UFBA, IFBA and UNEB, and who lived since their chidhood in matrifocal
homes. The investigation has also included interviews with the students’
mothers in order to acknowledge their contributions for their daughters’ school
longevity and to approach the complexity of this process in the context of poor
and negro women family realities. The analyses of the data produced along the
interviews was divided into different sections in order to understand and
highlight the ordinary and ideosycratic, personal and collective meanings of the
xiv
participants’ trajectories in the different environmens where they live their lives.
The contextual analysis of the results allowed us to recognize several points
referring to the daily challenges and limits imposed to the students and to their
families along years of struggle to maintain their subsistence in the interlinked
development systems in a capitalist, pathriarcal and racist society. However, the
main emphasis of this investigation was oriented to highlight the potentialities,
the virtues, the forces and the resources that they developed and used to face
those challenges, such as maternal care, determination, perseverance, support
and solidarity network, cohesion of the mother-daughter bond, spirituality, faith
and hope. These elements were crucial for the students’ entrance and
permanence in public higher education, that still is, in our days, a privilege
based on income, skin color and social origin.
Key words: affirmative actions; human development; matrifocal family; negro
feminism; gender; intersectionality; racism; poverty; university trajectories. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32646 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado (PPGPSI)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|