Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32645
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedagogos trabalhando em hospitais: dos setores de recursos humanos para as enfermarias pediátricas
Autor(es): Jesus, Thais Gomes S. de
Autor(es): Jesus, Thais Gomes S. de
Abstract: Este estudo teve como objetivo evidenciar, quantitativamente, a existência do ambiente hospitalar como um espaço de atenção profissional para o pedagogo que se situa em espaços não escolares. Visa, com isso, propiciar aos pedagogos a compreensão de sua capacidade profissional e estimular-lhes o desenvolvimento de competências em ambientes que vão além das unidades escolares formais. Visa ainda, colocar em evidência, as possibilidades de sua atuação e a empregabilidade de sua profissão. Através dos resultados obtidos, durante a pesquisa, foi verificado que o espaço que estes profissionais estão atuando nos hospitais está para além dos setores de recursos humanos: situa-se hoje nas enfermarias pediátricas. Todavia, os achados apontaram para uma expressiva simplificação no modo de designar as categorias de profissionais do campo educacional, que atuam em hospitais. Primeiramente, estes não deveriam ser restringidos à denominação apenas pedagogos, uma vez que é grande a presença de professores licenciados também. Por fim, encontrou-se ainda, por parte do Sistema Único de Saúde e da Classificação Brasileira de Ocupações, um certo equívoco no modo de enquadrar as especialidades dos pedagogos hospitalares, posto que a maioria destes profissionais que trabalham em hospitais está classificada com sendo especialistas em deficiências mental ou sensorial.
This study aimed to show, quantitatively, the existence of the hospital environment as an area of focus for the professional educator who is not in school spaces. Aims, with it, to give teachers an understanding of their professional capabilities and encourage them to develop skills in environments that go beyond the formal school units. Aims also to highlight the possibilities of its performance and employability of their profession. The results obtained during the research, found that the spaces where there are professionals working in hospitals are beyond the areas of human resources: are located today in pediatric wards. However, the findings pointed to a significant amplification in the way of designating the categories of professionals in the educational field, who work in hospitals. They should not only be restricted to the name pedagogues once there is a high presence of teachers as well. Finally, there is still, by the Unified Health System and the Brazilian Classification of occupations, a certain ambiguity in the way of call the specialties of hospital educators, since most of these professionals working in hospitals is classified as being specialists in mental or sensory disabilities.
Palavras-chave: Educação em Espaços Não-Escolares
Escolarização em Hospitais
Educação Profissional
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32645
Data do documento: 15-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf387,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.