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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A sub-cidadania das pessoas negras nos livros didáticos
Autor(es): Santos, Caísa Cruz dos
Autor(es): Santos, Caísa Cruz dos
Abstract: O presente trabalho tem por intuito investigar como os livros didáticos do Ensino Fundamental, 1° Ciclo, abordam a situação do negro no contexto da sociedade brasileira atual. Para isso, toma-se como parâmetro a implementação da Lei 10.639/03, que altera a LDB 9.394/96 e torna obrigatório o ensino da História e da cultura Africana e Afro-Brasileira. Foi realizado um levantamento teórico acerca da história do livro didático no Brasil. Por conseguinte, analisamos as leis educacionais a fim de identificar o tratamento dado à população negra, portanto, abordando a questão do racismo através de investigações sobre a formação de professores diante de temas presentes nos livros didáticos de história e nos livros que tratam da cultura afro-brasileira destinados às crianças de uma escola pública da cidade do Salvador. Buscou-se fazer uma reflexão acerca da representação das pessoas negras nos materiais escolares, bem como analisar a forma como a educação formal pode contribuir para que as crianças negras não se sintam inferiores em relação a outras crianças não-negras, sentimento reforçado no contato com os livros didáticos que mostram as pessoas negras de forma estereotipada ou mesmo omitem a história desse povo, sendo isso também uma característica da opressão sobre essas pessoas em nossa sociedade.
Palavras-chave: Raça
Racismo
Negro
Livro didático
Estereótipo
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32636
Data do documento: 15-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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