DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32625

Title: Avaliação Formativa: Percepções de Estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.
Authors: Santos, Taise Barbosa Moreira dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
Keywords: Avaliação formativa;Avaliação para aprendizagem;Avaliação Formativa Alternativa;Formação docente
Issue Date: 14-Jan-2021
Abstract: A temática deste Trabalho de Conclusão de Curso é a Avaliação Formativa, investigada em suas concepções, procedimentos e elementos de base para a sua prática. Nessa direção, o objetivo geral deste trabalho é analisar significados e sentidos atribuídos à avaliação formativa, tanto por alguns dos teóricos da área/assunto, quanto pelos sujeitos que dela participam diretamente; no caso deste trabalho, escolhemos os/as estudantes. Para encaminhar a análise em função do objetivo geral informado, a pergunta/questão que elaboramos foi: Como os/as estudantes de Pedagogia percepcionam a avaliação formativa em suas vivências e contribuições aos processos avaliativos formativos? Utilizamos a metodologia descritivo-analítica para desenvolver este trabalho e o instrumento escolhido para responder à questão proposta foi o questionário. Ao todo, foram respondidos 12 questionários e a análise e interpretação das respostas foi feita, dialogando-se com os autores que discutem a Avaliação de modo geral, e a avaliação formativa, em particular. Para desenvolver o objetivo geral do trabalho, apresentamos os seguintes objetivos específicos: identificar estudos já realizados acerca da avaliação na Faculdade de Educação da UFBA; caracterizar a Avaliação Formativa; apresentar e discutir as percepções, vivências e indicações de estudantes acerca da avaliação formativa, com destaque para três temas: os significados da avaliação formativa e sua mobilização por parte dos professores e dos/as estudantes; os procedimentos mais apropriados a sua prática; as bases para a sua realização e as formas pelas quais já foi ou pode ser vivenciada. Concluímos, dialogando com as respostas dos/as estudantes que participaram da pesquisa que a avaliação formativa é a avaliação para as aprendizagens; sendo a apresentação de critérios avaliativos por parte do professores e seu feedback aos alunos os procedimentos mais apropriados para desenvolvê-la, acompanhada das práticas de autoavaliação e da heteroavaliação, consideradas importantes para a finalidade principal da avaliação formativa, a saber: a melhoria das aprendizagens e da formação para a docência. Assim sendo, a avaliação formativa é reafirmada pelos/as estudantes como uma necessidade, possibilidade e prática possível, sempre em construção.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32625
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TCC VERSÃO FINAL TAISE.pdf990.84 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA