Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32545
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do docente pelo discente em instituições de ensino superior brasileiras: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Marins, Ivana Carvalho
Autor(es): Marins, Ivana Carvalho
Abstract: O presente estudo tem como objetivo caracterizar a produção científica nacional relacionada à temática Avaliação Docente pelo Discente (ADD) com ênfase no ensino superior brasileiro. A metodologia incluiu revisão bibliográfica de artigos científicos utilizando sete descritores para busca e seleção de artigos indexados nas bases de dados do Portal de Periódicos Capes, do Google Acadêmico e do Scientific Electronic Library Online (SciELO). A pesquisa explorou a literatura do período de 1993 a 2017. Realizou-se a leitura na íntegra de 25 trabalhos selecionados, com o intuito de obter informações acerca do ano de publicação, tipo de estudo, temas abordados e periódicos em que foram publicados. A análise dos dados permitiu a identificação de cinco temas: Propósitos (para que se avalia?); Dimensões (o que se avalia?); Instrumentos (como se avalia?) e Visões (de professores e alunos - qual a visão/percepção desses atores sobre o processo?). Os resultados apontam a presença de artigos do tipo empírico, todos versando sobre cursos de graduação e indica uma tendência crescente do número de trabalhos publicados a partir de 2008. A revisão de literatura fornece um panorama das principais questões relacionadas à temática da ADD e discute as principais implicações para a sua implementação na prática universitária.
Palavras-chave: Avaliação docente pelo discente
Professor - Avaliação
Revisão Integrativa da Literatura
Ensino Superior - Brasil - Avaliação
Universidades e faculdades - Brasil
CNPq: Interdisciplinar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32545
Data do documento: 30-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ivana Marins.pdf845,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.