Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32534
Tipo: Artigo de Periódico
Título: "Camarão que dorme a onda leva": ponderações éticas sobre o trabalho de campo em contextos perigosos
Autor(es): Lopes, Maycon
Autor(es): Lopes, Maycon
Abstract: A partir do relato de uma situação extrema – de violência e ameaça direta à vida – experimentada no curso de uma etnografia, pretendo neste texto abordar questões metodológicas e éticas mais amplas inerentes à dinâmica do trabalho de campo. Exploro, entre outros pontos, a introdução (neste caso, indevida) de dispositivos fotográficos durante a observação participante e os desdobramentos do episódio na produção dos dados e na conformação da investigação de modo geral. Argumento que diante da violência que permeia a cidade contemporânea, e a que necessariamente – com níveis de risco variados – os estudiosos estão expostos nas chamadas pesquisas in loco em contextos marcados pela criminalidade (como favelas dominadas pelo tráfico de drogas), é fundamental discutirmos medidas que possam vir ao auxílio dos mesmos, seja para não comprometer a realização do estudo, seja, principalmente, para salvaguardar sua integridade física e psíquica.
Palavras-chave: ética de pesquisa
trabalho de campo
etnografia
periferia
fotografia
País: Brasil
Citação: "Camarão que dorme a onda leva": ponderações éticas sobre o trabalho de campo em contextos perigosos. Cadernos de Campo (USP), v. 26, p. 387-408, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32534
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camarao_que_dorme_a_onda_leva_ponderaco (1).pdf531,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.