Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32514
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prova Brasil 2007: A análise da proficiência em língua portuguesa dos alunos da 4 série em duas escolas de um município baiano
Autor(es): Souza, Nayara Santos
Autor(es): Souza, Nayara Santos
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a luz do Parâmetro Curricular Nacional a proficiência de alunos da 4ª série do ensino fundamental na Prova Brasil de 2007, em Língua Portuguesa, de duas escolas no município de Teodoro Sampaio. Utilizou-se como metodologia uma abordagem bibliográfica e documental, baseada principalmente em documentos do Ministério da Educação como a Matriz de Referência do SAEB/Prova Brasil, o Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa, além do banco de dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para obter mais informações sobre a temática estudada. Com isso, percebeu-se que a qualidade da educação pode ser alcançada através dos resultados obtidos com o desempenho dos alunos na Prova Brasil, pois esse tipo de avaliação pode oferecer subsídios para a implantação de medidas educacionais, servindo dessa forma como um dos principais instrumentos no auxilio ao trabalho da gestão e toda a comunidade escolar. Desse modo, de posse dos resultados apresentados, todos os responsáveis no processo educativo podem solucionar problemas e tomar decisões para a concretização de conquistas positivas no processo. A deficiência na aprendizagem de Língua Portuguesa é uma realidade nas escolas brasileiras e o alvo da Prova Brasil é justamente avaliar o desenvolvimento de habilidades referentes à compreensão, interpretação, tentando identificar no aluno a sua capacidade de analisar as idéias principais de um texto, extrair elementos e compreender o sentido real do que está sendo lido. Assim, através da análise do desempenho em Língua Portuguesa dos alunos de duas escolas do município de Teodoro Sampaio, na prova de 2007, verificou-se a insuficiência dos educandos nas habilidades e competências exigidas pela mesma, com relação à leitura e escrita. Pode-se concluir que o ensino tradicional precisa ser substituído por uma ação educativa voltada à formação completa do individuo, para que este possa ser um agente ativo do seu processo histórico, exercendo o poder de argumentar diante dos fatos, compreendendo o sentido e a idéia principal do que lhe é apresentado, seja na realidade escolar ou na vida em sociedade.
Palavras-chave: Avaliação
Prova Brasil
Competência
Língua Portuguesa
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32514
Data do documento: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.