Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32508
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inter-relação entre o currículo e a prática pedagógica
Autor(es): Santos, Núbia dos
Autor(es): Santos, Núbia dos
Abstract: Este trabalho aborda a temática inter-relação entre o currículo e a prática pedagógica, compreendendo que o currículo, como elemento norteador das práticas escolares, realiza uma função social que permite ao educando acesso ao conhecimento produzido e acumulado pela humanidade. Através das operações de seleção, organização e veiculação do conhecimento que cabem ao currículo, o educando se torna capaz de (re) construir saberes que o permitam fazer a leitura do mundo e da sociedade em que está inserido. Esta capacidade é possível através da prática pedagógica, tendo o professor como agente principal para que de fato os conteúdos curriculares sejam adquiridos pelos educandos e estes construam o conhecimento com a ajuda pedagógica do docente, realizada na sala de aula. A metodologia adotada para realização do trabalho consiste em um estudo com base de investigação a análise bibliográfica, que busca compreender a configuração do currículo na prática docente, na busca de repensar uma atuação pedagógica flexível sem fugir das propostas curriculares estabelecidas.
Palavras-chave: Currículo
prática pedagógica,
construção do conhecimento
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32508
Data do documento: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inter - relação.pdf588,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.