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Title: | Corpos dissidentes na encruzilhada: o encontro poético com mulheres trans, travestis e profissionais do sexo. |
Authors: | Oliveira, Sidney Leandro de |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Ferraz, Fernando Marques Camargo Ferraz |
Keywords: | Dança;Diáspora;Etno-racialidade;Gênero;Sexualidade;Identidade de gênero;Transexualidade |
Issue Date: | 15-Dec-2020 |
Abstract: | No gozo performativo do dançar essa dissertação apresenta de que modos
sujeitos que evidenciam dissidências (HUR, 2015) de gênero e sexualidade,
constituem com seus corpos e modos de vida transgressores elementos para a
construção de poéticas em dança que questionem a norma cisgênera heteronormativa
(PRECIADO; LEAL; ROSA. 2019, 2018 e 2017). O processo teceu um diálogo com as
trajetórias de Mulheres trans, e as que estão trabalhadoras sexuais (PRADA, 2018) e
moram em Aracaju/Sergipe, cujas vivências e experiências de vida desestabilizem as
práticas regulatórias que materializam as performances de gênero e sexualidade.
Nesse percurso, me coloquei como pesquisador-artista-interlocutor, cúmplice desses
sujeitos, no intento de investigar as potências que emergem a partir das experiências
cotidianas com essas pessoas. Discutimos sobre o corpo e suas dissidências de
gêneros e sexualidades, cruzadas com reflexões étnicas, raciais e afrodiasporicas.
Identificamos a entidade Exu como princípio dinâmico de transformação/transgressão
(SIMAS e RUFINO, 2018; SILVA, 2018; SOARES e NASCIMENTO, 2018) e episteme
atuante frente às normatizações do ocidente. Esse trabalho realizou-se
simultaneamente entre a pesquisa de campo; os laboratórios de criação; a pesquisa,
leitura e seleção de referenciais bibliográficas e de audiovisuais. A pesquisa
organizou-se considerando a noção da observação participante (INGOLD, 2016) num
processo educativo da percepção e atenção. A pesquisa Intersecciona (AKOTIRENE,
2018) reflexões sobre gênero, sexualidade, questões étnico-raciais e diaspóricas
(BUTLER, 2013 e 2019; PRECIADO, 2019; GOMES, 2011; FIGUEIREDO, 2018;
CARNEIRO, 2011 e 2012; RESTIER, 2019; VEIGAS, 2019;OYĚWÙMÍ, 2018;
NASCIMENTO, 2019;HALL, 2013). Teci um olhar sobre os processos e metodologias
de criação em dança que acompanham a formação artística e acadêmica do
pesquisador (RODRIGUES, 1997; MACHADO, 2017), bem como a crítica realizada a
essas perspectivas (HÖLFLING, 2015). Inclui na analise a importância das
experiências extensionistas com Aldeia Mangue (Departamento de Dança/UFS) na
criação do espetáculo Chamem todas as Marias. O conceito de transantropoemia
(LEAL, 2018) propõe lógicas hibridas e processos de colagem como apostas que
evidenciam a subjetividade do artista-pesquisador na criação de elementos poéticos
e nas interlocuções realizadas no campo. Problematizamos as implicações éticas nos
processos criativos, os quais se evidenciaram interseccionalizados e espelhados às
ancestralidades (SANTOS, 2018). Como resultado aponta um processo poético e
político no sentido de superação dos conservadorismos estruturados na doutrinação
do corpo conforme o contrato heteronarmativo e cisgênero. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32490 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPGDANCA)
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