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Tipo: Tese
Título: Uma visão histórica sobre a vida e a obra de Agenor Aluísio Gomes: um estudo sobre os contextos de atuação
Autor(es): Mendes, Moisés Silva
Autor(es): Mendes, Moisés Silva
Abstract: Esta pesquisa de doutoramento em música tem como objetivo estudar a vida e a obra do maestro Agenor Aluísio Gomes, observando as suas relações com os contextos em que estavam inseridas. Entre os objetivos específicos foram realizados a investigação da biografia de Gomes, localização de composições inéditas e a discussão da importância das práticas musicais realizadas por Gomes no contexto da História da música da Bahia. Esta é uma pesquisa histórica que tem utilizado a metodologia da pesquisa qualitativa. Entre as atividades desenvolvidas na pesquisa de campo podem ser mencionadas, a realização de pesquisa documental em busca de fontes documentais iconográficas, orais e sonoras. Foram realizadas entrevistas com personalidades que conviveram com o pesquisado, a exemplo de ex-alunos do projeto a Hora da Criança, além de músicos como Cacau do Pandeiro que tocaram com Gomes. O pesquisado atuou em diversos contextos relacionados a música, entre os quais, iniciou os seus estudos como aluno, em bandas filarmônicas do interior da Bahia, depois atuou como maestro desses conjuntos. Também atuou como maestro e executante de conjuntos musicais que se apresentavam em bailes no interior da Bahia e em Salvador. Na capital baiana atuou como maestro, executante, compositor e arranjador em diversos contextos, destacando-se como maestro das rádios Excelsior e da Rádio Sociedade da Bahia. Também foi co-fundador do programa A Hora da Criança, juntamente com Adroaldo Ribeiro Costa, com quem trabalhou por três décadas (entre 1940 a 1970) Além dos contextos de atuação mencionados, Gomes compôs peças musicais para o espetáculo infantil A Opereta Narizinho, baseado nos contos de Monteiro Lobato. Os resultados da análise da documentação encontrada informam que, o pesquisado atuou como regente, executante, compositor e arranjador, mas que teria se destacado no campo das composições autorais, a exemplo da criação de arranjos musicais para bandas militares de música e a criação do arranjo instrumental do Hino do Esporte Clube Bahia. Gomes participou como músico e diretor musical do processo de gravação dos discos “Os vinte anos da Hora da Criança (1963) e Navio Negreiro (ca. 1968). Entende-se que as composições de Gomes sejam um legado cultural resultante das suas atividades laborais musicais, elas contribuíram com processos educacionais ligados ao teatro e música na sociedade soteropolitana do século XX, e representam parte da cultura baiana e brasileira da época, sobretudo, por refletir aspectos do contexto político, social e musical.
This doctoral research in music aims to study the life and work of conductor Agenor Aluísio Gomes, observing its relations with the contexts in which they were inserted. Among the specific objectives, the investigation of Gomes' biography, location of unpublished compositions and the discussion of the importance of the musical practices carried out by Gomes in the context of the History of music in Bahia were carried out. This is a historical research that has used the methodology of qualitative research. Among the activities developed in the field research can be mentioned, conducting documentary research in search of iconographic, oral and sound documentary sources. Interviews were conducted with personalities who lived with the subject, such as former students of the project Hora da Criança, as well as musicians like Cacau do Pandeiro who played with Gomes. The researched acted in several contexts related to music, among which, he started his studies as a student, in philharmonic bands in the interior of Bahia, then he acted as conductor of these groups. He also acted as conductor and performer of musical groups that performed at dances in the interior of Bahia and in Salvador. In the capital of Bahia, he acted as conductor, performer, composer and arranger in several contexts, standing out as conductor of Excelsior and Rádio Sociedade da Bahia radios. He was also co-founder of the A Hora da Criança program, along with Adroaldo Ribeiro Costa, with whom he worked for three decades (between 1940 and 1970). In addition to the contexts of action mentioned, Gomes composed musical pieces for the children's show A Opereta Narizinho, based on in Monteiro Lobato's tales. The results of the analysis of the documentation found inform that, the researched person acted as conductor, performer, composer and arranger, but that he would have excelled in the field of authorial compositions, such as the creation of musical arrangements for military music bands and the creation of the arrangement instrumental of the Anthem of Esporte Clube Bahia. Gomes participated as a musician and musical director in the recording process of the albums “Os twenty anos da Hora da Criança (1963) and Navio Negreiro (ca. 1968). It is understood that Gomes' compositions are a cultural legacy resulting from his musical work activities, they contributed to educational processes related to theater and music in the 20th century soteropolitan society, and represent part of the Bahian and Brazilian culture of the time, mainly because reflect aspects of the political, social and musical context.
Palavras-chave: História da Música da Bahia
Agenor Aluísio Gomes
Programa Radiofônico a “Hora da Criança”
Rádios Sociedade e Excelsior da Bahia
CNPq: Artes
Música
Composição Musical
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32482
Data do documento: 14-Dez-2020
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