Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32450
Tipo: Dissertação
Título: The book is on the table! E o professor? No palco ou atrás das cortinas?
Autor(es): Souza, Jaqueline Santos de
Autor(es): Souza, Jaqueline Santos de
Abstract: Direcionada a ampliação dos estudos que valorizam a postura crítico-reflexiva do professor de inglês, esta pesquisa voltou-se para a utilização dos métodos de ensino de língua inglesa no que tange o emprego do livro didático e/ou outros recursos. A maneira como o docente se coloca diante das ferramentas para ministrar suas aulas consistiu, a priori, no nosso maior foco, a fim de perceber se os insumos pedagógicos disponíveis ocultaram o papel mediador pertinente ao professor e, em que medida cada opção metodológica incidiria na aprendizagem dos alunos.A investigação etnográfica, por se alinhar à leitura interpretativista, foi a opção metodológica mais adequada a um estudo cuja análise se deu no próprio contexto de ensino-aprendizagem dos participantes. A cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, sediou as escolas, cenários da pesquisa de campo que tiveram como principais atores, dois professores de inglês e suas respectivas turmas. Através da técnica de observação, dos registros em diário de bordo e de questionários semi-estruturados, os dados foram coletados e triangulados, visando espelhar os resultados com maior clareza. Toda a pesquisa se sustenta em pilares da Linguística Aplicada, em consonância com a Política Linguística, o Estudo de Crenças e a Didática voltada ao ensino de línguas, a fim de propiciar um embasamento teórico correspondente à área estudada e contribuir com o fortalecimento de uma prática pedagógica que situe professores e alunos no centro das aulas como verdadeiros agentes de uma educação efetivamente emancipatória
Focusing on expanding the studies that emphasize the importance of a criticalreflexive posture of the English teacher, this research focuses on English Language Teaching methods in what concerns the use of the textbook and/or other resources. The way that teachers use these materials in classes was, at first, our main focus, in order to understand if the available pedagogical inputs hid a proper mediating role of the teacher, and to what extent each methodological option would influence in the students learning process. Ethnographic research, more aligned to an interpretativist reading was the most appropriate methodological option for a study in which the object of analysis was taken inside the real teaching-learning context of the participants. The schools, scenarios of the field research, were located in the city of Lauro de Freitas, metropolitan region of Salvador. The main actors, two English teachers and their classes. The data were collected and triangulated using the observation technique, logbooks and semi-structured questionnaires, in order to reflect the results with greater clarity. The research is built under the pillars of Applied Linguistics, in accordance with Linguistic Policy, the Study of Beliefs and Didactics, all focused on language teaching. The goal is to provide a theoretical basis related to the studied area and also to contribute to the strengthening of a pedagogical practice that places teachers and students at the center of the classes, as real agents of an effectively emancipatory education.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
Livro didático
Métodos
Recursos
CNPq: Linguística Aplicada
Língua Estrangeira
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGLINC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32450
Data do documento: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jaqueline Santos de Souza VERSÃO FINAL - Completa e Revisada - 08.03.2017.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.