Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32433
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da matemática na formação inicial de professores do curso de pedagogia.
Autor(es): Nunes, Ana Paula Bispo
Autor(es): Nunes, Ana Paula Bispo
Abstract: Este trabalho através de um levantamento bibliográfico visa discutir como a formação inicial de professores das séries iniciais do ensino fundamental pode contribuir para uma educação matemática de qualidade. Para tanto, foi estruturado em 5 seções. Na primeira é analisado o percurso histórico do curso de Pedagogia no cenário educacional. Após situar o curso de pedagogia no contexto atual é discutido como acontece à aprendizagem docente nos cursos de formação, fazendo uma analise reflexiva sobre os saberes docentes que são apontados como essenciais por alguns autores que pesquisam neste campo de atuação. Depois é analisado o que dizem os documentos oficiais que regulamentam e norteiam a prática de ensino e sua formação, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Na quinta e última seção é discutida a realidade do ensino da matemática em séries iniciais, onde foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dado respondido por cinco professoras que atuam como professoras de matemática egressas do curso de Pedagogia. Os resultados obtidos revelaram que a formação inicial deve ser seguida por uma formação continuada, ambas traçando um paralelo reflexivo entre teoria e prática.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação matemática
Aprendizagem
Matemática
Educação
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32433
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA BISPO NUNES.pdf298,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.