Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32432
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A evasão na educação de jovens e adultos: fracasso do indivíduo ou da sociedade? Um estudo de caso no município de Dias d’Ávila
Autor(es): Bueno, Ana Cristina
Autor(es): Bueno, Ana Cristina
Abstract: Este trabalho monográfico pretende colocar em discussão a evasão na Educação de Jovens e Adultos com os seus desafios e contradições. Foi motivado pela inquietação aos altos índices de evasão na EJA no Brasil e a vontade em analisar de quem é a responsabilidade pela a evasão, o próprio educando ou a sociedade? Para a comprovação ou não das hipóteses levantadas foi realizada uma pesquisa durante o ano letivo 2008 com educandos da modalidade no município de Dias D’Ávila. Os autores: Ponce (2000), Beisigel (1973), Schultz (1973), Brandão (1983), Engels (1985), Haddad e Pierrô (2000), Aranha (2006), Bortoloto (2007), Romão (2007), Borges (2008), Ireland (2009), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos e outros deram embasamento teórico à pesquisa. É composto por quatro capítulos que estão organizados da seguinte forma: o primeiro faz abordagem sobre a dualidade da educação ocorrida ao longo de toda a história da humanidade; o segundo faz um panorama histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O terceiro entra no tema da evasão que é o cerne da questão, fazendo uma discussão sobre: definições, desafios e contradições, procura mostrar as políticas neoliberalistas implementadas no Brasil nos anos 90, e que prejudicou consideravelmente a Educação de Jovens e Adultos. O quarto capítulo é uma explanação sobre a pesquisa realizada e se dispõe primeiro a fazer um breve histórico do município em questão, depois como está estruturada a educação e em seguida faz análise e interpretação dos dados para então chegar as possíveis conclusões.
Palavras-chave: Evasão escolar
Educação de jovens e adultos
Desigualdades
Exclusão
Dualidade
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32432
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CRISTINA BUENO.pdf370,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.