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Tipo: Dissertação
Título: Professoras alfabetizadoras: desafios, experiências e práticas.
Autor(es): Santos, Nalim Moura
Autor(es): Santos, Nalim Moura
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os desafios enfrentados por professoras alfabetizadoras no exercício da profissão. Esse estudo também buscou identificar aspectos marcantes na trajetória pessoal e profissional das professoras, além de analisar as concepções que orientam as suas decisões didáticas. Para atingir os objetivos propostos, este trabalho assume uma abordagem qualitativa e constitui-se como uma etnopesquisa. Os instrumentos utilizados para produzir os dados foram as entrevistas, as observações da sala de aula e a roda de conversa. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Nazaré-BA, com quatro professoras alfabetizadoras, responsáveis pelas turmas de primeiro ano de duas escolas privadas. A abordagem teórica foi fundamentada a partir dos diversos estudos de Emilia Ferreiro. Os dados indicam uma prática pedagógica pautada principalmente no reconhecimento das letras, dos sons e das sílabas. Apesar do comprometimento das professoras com as aprendizagens das estudantes, observou-se uma distância significativa entre o que se deseja realizar e o que de fato é proposto aos alunos. Este cenário indica a existência de lacunas na formação inicial e continuada das professoras e alerta para a necessidade de coerência entre os estudos sobre como se aprende a ler e a escrever e as intervenções didáticas.
ABSTRACT The primary purpose of this research is to analyze the challenges experienced by literacy teachers in the exercise of the profession. This study also sought to identify significant aspects in the teachers' personal and professional history, in addition to analyzing the concepts that influence their didactic decisions. In order to achieve the proposed objectives, this work takes a qualitative approach and constitutes itself as an ethnoresearch. The instruments used to produce the data were interviews, classroom observations and the yarning circle. The field research was carried out in the city of Nazaré-BA, with four literacy teachers, responsible for the first-year classes of two private schools. The theoretical approach was based on several studies by Emilia Ferreiro. The data indicate a pedagogical practice based mainly on the recognition of letters, sounds and syllables. Despite the teachers' commitment to the students' learning, there was a significant gap between what they seek to accomplish and what is actually proposed to students. This scenario indicates to the existence of gaps in the initial and continuing training of teachers and warns to the need for coherence between studies on how to learn to read and write, and the didactic interventions.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino
Formação de Professores
Professores alfabetizadores
Professores - Formação
Alphabetization
Teaching
Teacher Training
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32431
Data do documento: 23-Nov-2020
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