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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A escolarização de crianças com autismo
Autor(es): Oliveira, Regiane Gomes de
Autor(es): Oliveira, Regiane Gomes de
Abstract: O presente estudo apresenta as implicações da educação em crianças com autismo. Tem como objetivo investigar os procedimentos adotados pela escola para promover o desenvolvimento social e cognitivo da criança com autismo. Para isso, tornou-se necessário o estudo empírico com coleta de dados em duas escolas: uma regular e outra especializada. Na análise dos dados adotou-se a pesquisa bibliográfica de teóricos que abordam conhecimentos relevantes sobre as peculiaridades do autismo e a escolarização dessas crianças com métodos, estratégias apropriadas e a participação dos pais como co-educadores. Na escola regular foram observados dois alunos, um com a síndrome do autismo típico e outro com a síndrome de Asperger. Nessa escola, pode-se constatar que há inclusão social, relação satisfatória entre professor-aluno e entre colegas, porém, o aluno com autismo típico não tinha acesso a todo o currículo da sua série, diferente do aluno com síndrome de Asperger. Na escola especializada, através de relatos da coordenadora, pode-se perceber que através do ensino individualizado, utilizavam-se muitos recursos alternativos para a aprendizagem das crianças com autismo, entretanto, não havia interação entre os alunos; estes se relacionavam apenas com o professor.
Palavras-chave: Autismo
Escolarização
Educação Especial
CNPq: Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32418
Data do documento: 19-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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