Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32400
Tipo: Tese
Título: A economia do Patrimônio Cultural Imaterial na Chapada Diamantina: um estudo sobre os territórios simbólicos dos saberes e fazeres dos ofícios de oleiros e adobeiros em Morro do Chapéu A economia do Patrimônio Cultural Imaterial na Chapada Diamantina: um estudo sobre os territórios simbólicos dos saberes e fazeres dos ofícios de oleiros e adobeiros em Morro do Chapéu
Autor(es): Morende, Vinicius Navarro
Autor(es): Morende, Vinicius Navarro
Abstract: Este trabalho busca investigar os processos da construção tradicional na Chapada Diamantina por meio da análise dos ofícios que usam o barro como matéria-prima, no município de Morro do Chapéu (BA), a exemplo de oleiros e adobeiros. Tais atividades, conformando um importante conjunto de saberes e fazeres tradicionais, evidenciam a dinâmica da economia do patrimônio cultural imaterial, contribuindo para a formação territorial no sertão baiano. Identificamos os territórios simbólicos dos trabalhadores do barro do território de identidade e de Morro do Chapéu a fim de perceber quais elementos Contemporâneos estão promovendo as dinâmicas de desterritorialização dos ofícios tradicionais e quais elementos resistem no espaço, promovendo a transmissão dos ofícios. Para isso, realizamos uma análise documental das informações do inventário dos mestres artífices da construção tradicional da Chapada Diamantina, realizado pela UFBA e IPHAN entre os anos de 2014 e 2017. Também utilizamos de forma secundária as metodologias de análise de discurso e conteúdo, história oral e descrição densa. A pesquisa nos permitiu evidenciar o protagonismo do patrimônio cultural imaterial resistente nos saberes dos trabalhadores da construção tradicional desde o período pré-colonial e da escravidão, empregados na Chapada Diamantina para a edificação das estruturas físicas que, em parte, são certificadas como bens do patrimônio cultural material. Por meio da observação das disputas entre os modelos de produção tradicional e contemporâneo no campo dos territórios simbólicos também conseguimos compreender outras dinâmicas de territorialização, desterritorialização e reterritorialização das estruturas da construção tradicional na Chapada Diamantina e em Morro do Chapéu.
Palavras-chave: Patrimônio cultural imaterial - Economia
Saberes e fazeres
Construção tradicional
Chapada Diamantina - BA
Oleiros e adobeiros - Morro do Chapeu, BA
CNPq: Cultura e Desenvolvimento
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32400
Data do documento: 13-Nov-2020
Aparece nas coleções:Tese (IHAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_vinicius-morende-ihac.pdf6,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.