Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32390
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise da práxis pedagógica no desenvolvimento linguístico: o caso de uma escola pública no bairro de Valéria
Autor(es): Cerqueira, Simone Camargo
Autor(es): Cerqueira, Simone Camargo
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da práxis pedagógica no desenvolvimento lingüístico a partir de um estudo de caso realizado na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Valéria, na cidade de Salvador-Ba. O público pesquisado abrange professoras de 1ª (primeira) e 2ª (segunda) séries do ensino fundamental. De acordo com os pressupostos teóricos estudados, a pesquisa partiu da hipótese de que a maioria das professoras não têm a definição clara dos conceitos de norma padrão e preconceito lingüístico, e assim, não dominam uma metodologia de ensino capaz de auxiliar os alunos a esclarecer possíveis dúvidas com relação ao uso da língua em diferentes contextos sociais. Verifica-se que a suposição foi confirmada a partir dos dados colhidos por meio de aplicação de questionário e constata-se que a formação de professores é um fator categórico para o ensino da Língua Portuguesa e para a conseqüente melhora na qualidade do ensino de forma geral. Destarte, vê-se que para uma prática pedagógica em prol do desenvolvimento lingüístico dos alunos, as ações das professoras da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, assim como em outras instituições de ensino, devem estar pautadas na contínua especialização e no maior conhecimento da ciência da lingüística por parte dos profissionais da educação, além de maior incentivo por parte das instituições de ensino empregadoras e esferas político-administrativas competentes.
Palavras-chave: Práxis-pedagógica
Desenvolvimento lingüístico
Formação de professores
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32390
Data do documento: 10-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE CAMARGO CERQUEIRA.pdf75,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.