RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32389
|
Title: | Sobre identidades e identidades de gênero no ambiente escolar – algumas reflexões! |
Authors: | Gouvêa, Mirella Tavares Duran |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Souza, Ângela Maria Freire de Lima e |
Keywords: | Identidade de gênero;Relações de gênero;Jogos de poder;Ambiente escolar;Família |
Issue Date: | 10-Nov-2020 |
Abstract: | O presente estudo aborda a construção das identidades do sujeito, em especial, a identidade de gênero. Para tanto, veremos que a identidade é um constructo social desenvolvido ao longo do processo de formação do indivíduo e que este não é algo estável, ao contrário, está em constante formação e transformação. Analisa a questão das relações de gênero em seu caráter formador a partir das representações simbólicas da sociedade, ocasionando a formação de “jogos de poder” entre os sexos. Traremos o ambiente escolar como segundo meio de socialização depois da família para exemplificar como ocorrem as relações de gênero, mostrando a percepção das crianças como possuidoras de gênero e a família como co-responsável pelo processo de construção da identidade de gênero da criança. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32389 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|