Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32389
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sobre identidades e identidades de gênero no ambiente escolar – algumas reflexões!
Autor(es): Gouvêa, Mirella Tavares Duran
Autor(es): Gouvêa, Mirella Tavares Duran
Abstract: O presente estudo aborda a construção das identidades do sujeito, em especial, a identidade de gênero. Para tanto, veremos que a identidade é um constructo social desenvolvido ao longo do processo de formação do indivíduo e que este não é algo estável, ao contrário, está em constante formação e transformação. Analisa a questão das relações de gênero em seu caráter formador a partir das representações simbólicas da sociedade, ocasionando a formação de “jogos de poder” entre os sexos. Traremos o ambiente escolar como segundo meio de socialização depois da família para exemplificar como ocorrem as relações de gênero, mostrando a percepção das crianças como possuidoras de gênero e a família como co-responsável pelo processo de construção da identidade de gênero da criança.
Palavras-chave: Identidade de gênero
Relações de gênero
Jogos de poder
Ambiente escolar
Família
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/ Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32389
Data do documento: 10-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.