Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32368
Tipo: Dissertação
Título: Imparcialidade na comunicação governamental: avaliação das notícias do Poder Executivo da Voz do Brasil em dois governos
Autor(es): Fontes, Lorena Maria Caliman
Autor(es): Fontes, Lorena Maria Caliman
Abstract: Este trabalho tem como foco avaliar em que medida o radiojornal Voz do Brasil (Notícias do Poder Executivo) segue parâmetros ou valores de atuação ligados ao jornalismo e à comunicação de cunho público. Sustenta-se que o programa é um produto jornalístico de comunicação pública (Bucci, 2008; 2015; Zémor, 1995; 2012; Jaramillo López, 2011; 2012; Brandão, 2012), especificamente voltado a informar sobre o governo federal. A dissertação propõe uma avaliação do critério da imparcialidade (McQuail, 2012), valor formado por equilíbrio e neutralidade, considerado normativo tanto para a comunicação pública quanto para o jornalismo. Através de análise de conteúdo (Bardin, 2016; Herscovitz, 2007), o equilíbrio é verificado pelas fontes presentes no radiojornal, com categorização por natureza e circunstância (Guerra, 2007). Já a neutralidade é averiguada através da análise de asserção avaliativa (Bardin, 2016), identificando julgamentos como neutros, favoráveis ou desfavoráveis aos objetos de atitude – categorias, pessoas ou temas abordados nas notícias. Os resultados mostram, para o equilíbrio: desigualdade no acesso de fontes ao radiojornal, com destaque às fontes oficiais (por natureza), relacionadas diretamente às promotoras e autorizadas (por circunstância). Para a neutralidade: a predominância de avaliações favoráveis aos objetos de atitude vinculados ao governo, com ausência de avaliações desfavoráveis a eles e participação minoritária de avaliações neutras no período estudado.
Palavras-chave: Atuação da mídia
Jornalismo
Imparcialidade
Comunicação pública
Voz do Brasil
Radio jornalismo
CNPq: Comunicação
Teoria da Comunicação
País: brasil
Sigla da Instituição: PósCom UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32368
Data do documento: 29-Out-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Lorena Caliman_RI UFBA.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.